• EPI
  • 8 de março de 2021

Soft e hard skills na Indústria 4.0: o que é preciso saber sobre o tema?

Toda empresa se beneficia com equipes que dominam as chamadas soft e hard skills. São categorias que representam capacidades distintas e significam, respectivamente, as competências técnicas e habilidades subjetivas dos colaboradores.

Aproveitar o potencial de ambas é uma prática valiosa na indústria 4.0. Afinal, a união de várias qualidades garante profissionais mais completos e preparados para lidar com diferentes situações. Prossiga com a leitura e entenda melhor essa relação!

O que são as soft e hard skills?

Em um ambiente industrial, cada processo demanda conhecimentos e experiências específicas. Algumas tarefas precisam de um olhar técnico e extremamente detalhista, outras, apresentam melhores resultados quando avaliadas por pessoas que sabem interagir com o todo.

Essa diferença no modo de agir para indicar soluções ou resolver problemas fica bem clara na rotina empresarial. Ela é positiva porque faz com que cada cenário seja tratado da melhor maneira possível, sob os cuidados de quem realmente tem condições de propor uma saída.

Os termos soft e hard skills surgiram a partir dessa distinção. Ao conhecê-los, é possível aprimorar várias práticas em busca da desejada eficiência: orientar as etapas de recrutamento, compor times equilibrados e até selecionar propostas promissoras de inovação.

As hard skills englobam as competências técnicas tradicionais, geralmente, obtidas com o tempo de estudo direcionado a uma área específica. Já as soft skills envolvem aspectos como a conduta, a personalidade e os valores do profissional — por isso, não são tão fáceis de identificar.

Por que a indústria tem valorizado as soft skills?

Embora tenham suas diferenças, as soft e hard skills não devem ser consideradas excludentes. As primeiras determinam “como fazer” um trabalho, e as demais indicam “o que fazer”. Assim, tanto a tarefa de criar uma ferramenta quanto a de treinar pessoas precisam dessa combinação.

Quem pensa em indústria 4.0 pode até imaginar que as habilidades técnicas têm prioridade, mas não há uma categoria com maior importância. Inclusive, as soft skills ganham cada vez mais atenção porque dependem da intervenção humana — algo que foi se perdendo com a chegada de novas tecnologias e a implementação de sistemas automatizados.

Algumas habilidades comportamentais ou interpessoais jamais serão substituídas pelas operações das máquinas e da inteligência artificial. Por isso, precisam ser constantemente desenvolvidas ou aprimoradas, de modo que se tornem complementares às hard skills.

Quais habilidades merecem atenção?

Ficou claro que ambas categorias de habilidades são fundamentais. Por isso, o ideal é que os profissionais busquem sempre exercitar diferentes capacidades. Seja qual for a formação ou especialidade, todos terão ganhos ao desenvolver aspectos variados do próprio perfil.

Quer alguns exemplos de soft e hard skills que fazem a diferença? Confira a lista e entenda por que elas são tão relevantes:

  • criatividade — é o principal ingrediente para lançar ideias, gerar novidades e resolver problemas dentro do prazo estipulado;
  • disciplina e autonomia — estimulam a autogestão para que o profissional consiga tomar certas decisões com segurança, sem depender da aprovação de terceiros;
  • inteligência emocional — necessária para que o colaborador tenha controle de seus sentimentos e possa orientá-los corretamente, mantendo a produtividade e evitando conflitos;
  • empatia — a habilidade de se colocar no lugar do outro facilita o encaminhamento de atividades em grupo e promove interações mais saudáveis no ambiente de trabalho;
  • raciocínio rápido — ajuda na resolução de problemas simples ou complexos, além de favorecer a conectividade dentro da indústria;
  • pensamento crítico — crucial para avaliar situações por completo, sempre levantando os riscos e as possibilidades, além dos prós e contras envolvidos, como no caso da manutenção industrial;
  • curiosidade — característica fundamental para formar profissionais multidisciplinares e com interesse em colaborar para o sucesso de vários procedimentos.

Como desenvolvê-las no setor industrial?

As soft e hard skills podem ser trabalhadas de diferentes maneiras. Cabe a cada empresa definir quais são mais relevantes para seu modelo de atuação e, a partir disso, pensar em práticas que favoreçam a capacitação dos profissionais.

O objetivo é encontrar, de um lado, pessoas capazes de apontar soluções com um bom propósito. No outro, devem estar grupos que possam manipular os recursos necessários para fazer com que as ideias aconteçam. Todo tipo de profissional tem seu papel nessa colaboração.

Principais desafios

As hard skills, em geral, são mais fáceis de aplicar porque costumam ser adquiridas durante a formação escolar ou técnica do colaborador. Ou seja, é esperado que cada funcionário já chegue à empresa com um bom domínio dos conhecimentos de sua área.

Habilidades dessa categoria são facilmente identificadas no currículo do profissional e ajudam recrutadores a avaliar o potencial de diversos candidatos. Ainda assim, é possível aprimorar saberes com o tempo de prática e a orientação de superiores.

As soft skills, como dito, nem sempre ficam evidentes no primeiro contato com um profissional. Por isso, é crucial que as equipes sejam observadas em sua rotina. Esse exercício permitirá saber se as habilidades desejáveis estão presentes ou se ainda precisam ser desenvolvidas.

Primeiro passo

O desenvolvimento de novas competências passa pelo processo de mostrar a importância de cada uma. Ou seja, é preciso discutir esse assunto com pessoas de diferentes setores e inseri-lo no dia a dia da empresa. Todos devem entender que se trata de uma mudança positiva.

Nesse processo, um engenheiro será capaz de lidar com suas tarefas básicas e, quando necessário, operar dados na nuvem ou fazer escolhas que impactem uma equipe inteira. Da mesma forma, uma pessoa da área de compras pode aprender a manipular ferramentas de automação industrial.

Cursos (online ou presenciais), treinamentos internos e dinâmicas são algumas opções para desenvolver novas habilidades na indústria. Essas práticas são valiosas no caso das soft skills, visto que envolvem a interação entre diferentes pessoas e estimulam a cooperação.

O autoconhecimento e a abertura para novas experiências também favorece a conquista de soft e hard skills importantes. Podemos dizer, portanto, que um dos segredos dos profissionais completos é nunca se acomodar no exercício da profissão. Atualize-se você também e logo alcançará sua melhor versão.

Gostou do artigo e quer conferir outras publicações do blog? Então, assine a nossa newsletter e receba as notificações dos próximos conteúdos!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter