• Indústria
  • 25 de outubro de 2021

Produção industrial brasileira: como se transformou na pandemia?

De forma muito significativa, a pandemia gerada pelo novo coronavírus transformou o modo de produzir, trazendo questões relacionadas à segurança na produção industrial do Brasil. O fato é que, com os avanços de medidas eficientes para combater o vírus e com o engajamento coletivo a essas medidas, indústrias que as implementaram durante a pandemia se mantiveram no mercado.

É bem notável como a pandemia transformou a rotina dentro das empresas. O que ocorre é que a segurança e a saúde passaram a ter ainda mais relevância com as ações de prevenção ao contágio contra a Covid-19. Mas você sabe quais foram as principais mudanças na produção industrial?

Neste post, vamos explicar como a produção industrial brasileira se transformou para combater a pandemia. Acompanhe!

Uso de equipamentos de proteção

Desde de que começou a pandemia causada pelo novo coronavírus, tem se tornado ainda mais evidente a extrema relevância da utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) com o objetivo de proteger os profissionais envolvidos na produção industrial.

De acordo com a lei n.º 6.514/77 da CLT, a empresa tem a obrigação de disponibilizar todos os equipamentos necessários aos técnicos e aos demais colaboradores a fim de protegê-los de riscos físicos e invisíveis, como o novo coronavírus. Eles são imprescindíveis para assegurar que os profissionais não fiquem expostos ao vírus e coloquem em risco suas vidas ou sua capacidade produtiva em longo prazo.

Devem ser asseguradas a distribuição e a utilização de forma gratuita pelas empresas de acordo com a norma técnica NR-6 e em conformidade com a função e o estudo de risco ocupacional realizado.

Os equipamentos de proteção precisam estar de acordo com os direcionamentos do Ministério do Trabalho, e as indústrias têm o dever de disponibilizar também as instruções corretas para utilização de cada um deles, sendo indicados em concordância com o porte e o segmento.

A empresa é responsável por disponibilizar um material de acordo com o certificado de aprovação, além de oferecer treinamentos para utilização, exigir o uso, oferecer treinamento adequado, manutenção e proteção e realizar a troca de equipamentos fora das normas para combater o vírus.

Também é necessário fazer um comunicado junto ao MTE sobre qualquer irregularidade e o registro do equipamento ao trabalhador. Ainda é válido lembrar de que os colaboradores têm obrigações quanto ao uso desses equipamentos de proteção em suas funções dentro da indústria. Isso se deve ao fato de que cada atividade e função desempenhada oferece um nível de risco com relação ao novo coronavírus.

Fabricação de insumos necessários no combate à pandemia

No Brasil, a indústria apresenta um papel muito importante no combate à pandemia de Covid-19. Ela é responsável pela produção e distribuição de vários segmentos, como materiais de higiene, medicamentos, equipamentos de saúde, combustíveis, alimentos e bebidas, bem como gás, energia elétrica, sinal de internet e telecomunicações; entre outros.

Muitas dessas atividades são primordiais para a manutenção da saúde e do bem-estar de toda sociedade e para realizar o abastecimento de todo o sistema de saúde dos insumos necessários no combate ao novo coronavírus e a todas as demandas relacionadas à pandemia de um modo geral. O fato é que as indústrias precisaram maximizar sua produção para ajudar o país a combater e a se proteger do vírus.

Higienização

Devido à pandemia, os cuidados com higienização devem ser redobrados nas indústrias. As empresas precisam assegurar a segurança de ambientes de trabalho, fazendo a limpeza e a desinfecção de locais de trabalho conforme todas as exigências de gestão das autoridades de saúde pública e sanitárias, especialmente durante períodos de grande propagação da Covid-19.

O fato é que essa é uma das ações mais imprescindíveis para garantir a segurança na indústria ao longo da pandemia. Em uma indústria farmacêutica, por exemplo, devido ao fato de as mãos serem potenciais vetores do vírus, elas precisam ser higienizadas minuciosamente.

É preciso lavar bem esses membros antes de tocar em qualquer item presente no laboratório, sendo necessário repetir a higienização com uma certa frequência. Objetos que entram na empresa, como chaves, bolsa, dinheiro etc. precisam ser armazenados em uma caixa com o intuito de evitar que materiais e equipamentos da indústria sejam contaminados.

Todo objeto que o trabalhador tenha que utilizar ao longo da jornada de trabalho, como dispositivos eletrônicos e óculos, devem ser desinfectados com álcool 70%.

Medidas de proteção aos colaboradores

A grande realidade é que as indústrias devem intensificar a educação sobre segurança ao longo da pandemia, determinar critérios de proteção pessoal para colaboradores fundamentadas em estudos e potencializar a conscientização sobre prevenção e segurança contra a Covid-19.

Diversas indústrias apresentam planos de contingência de emergências, normalmente implementando-os de forma imediata em situações de maiores emergências. Caso a empresa não tenha um plano assim, ela precisa realizar uma avaliação que abranja todos os riscos, além de elementos que envolvam colaboradores, governo, terceiros e sua cadeia logística.

Conforme a avaliação de riscos com relação à Covid-19, a indústria precisa responder a elementos que envolvam o espaço do escritório, as compras, os planos de produção, a segurança dos funcionários, o fornecimento e a logística e o capital financeiro, além de tratar de questões relevantes ligadas à divisão de trabalho e aos planos de emergência.

Adaptação dos produtos

Em decorrência da pandemia, mudou de forma significativa o perfil dos consumidores. Ao final dessa crise, as indústrias precisam enfatizar muito mais essas transformações, inclusive em suas lojas virtuais, aplicativos e redes sociais. A fim de se proteger do novo coronavírus, muitos consumidores têm buscado cada vez mais produtos que os ajudem a passar por esse momento de uma forma mais confortável e segura.

São essas as principais transformações ocorridas na produção industrial. É importante ressaltar que a saúde da indústria em geral, sua adaptação às novas necessidades e a proteção de seus funcionários e clientes serão decisivos para que o Brasil tenha forças para ajudar a combater o novo coronavírus.

Curtiu nosso post? Então, curta nossa página no Facebook e leia mais publicações como esta!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter