• Elétrica
  • 27 de novembro de 2020

Conheça os tipos de manutenção industrial e ferramentas para uma gestão eficiente

A manutenção industrial exige planejamento e organização para ser executada dentro das melhores práticas do mercado. Não basta contar com bons profissionais e equipamentos de ponta para essa atividade obter bons resultados. Também é fundamental seguir um cronograma de trabalhos e apostar na tecnologia.

Reduzir o risco de paralisações imprevistas é uma das prioridades de qualquer indústria. Afinal, a produção interrompida é sinônimo de menos faturamento e de perda de credibilidade perante o público-alvo, o que demanda um grande esforço para ser recuperado.

Neste post, destacaremos diversos fatores relacionados com a gestão da manutenção, com o objetivo de orientar você a adotar iniciativas que proporcionarão um desempenho notável. Confira!

Qual a importância da manutenção industrial?

É muito relevante criar uma estratégia de manutenção para dar mais sustentabilidade ao negócio e aumentar o nível de segurança e de qualidade de vida no trabalho. Ter esse foco contribui positivamente para a indústria ser mais eficiente e ter menos problemas relacionados com o bem-estar dos colaboradores.

Boas práticas sempre ajudam a elevar o nível de engajamento dos funcionários, fator indispensável para aumentar a produtividade e fortalecer a imagem corporativa. Evitar problemas que impactem negativamente a produção é outra meta da manutenção industrial. Em um cenário de alta concorrência, é crucial mitigar equívocos e elaborar um planejamento que viabilize o bom andamento dos trabalhos.

Quais são os principais tipos de manutenção industrial?

Há diversos tipos de manutenção que podem ser adotados pela indústria, com foco em manter a produção em um ótimo patamar. Por isso, vamos descrevê-los para você entender melhor como aplicar. Veja!

Manutenção corretiva

É o modelo mais usado na indústria brasileira e consiste em consertar algum defeito ou falha no equipamento. Ele pode ser dividido em duas modalidades: manutenção corretiva programada e manutenção corretiva urgente.

Na primeira, é estabelecida uma data para o conserto ser realizado. Essa prática é importante, principalmente, para que fatores como pandemia e manutenção não prejudiquem os trabalhos de maneira impactante.

Já a manutenção corretiva urgente tem como foco reparar um equipamento de maneira emergencial, pois a paralisação das atividades proporcionará prejuízos enormes para a companhia. A postura reativa sobre o conserto das máquinas causa uma série de problemas para a indústria, como:

  • crescimento nas despesas com a aquisição de peças;
  • interrupção das atividades de maneira não programada;
  • redução na qualidade dos itens produzidos.

Manutenção preventiva

Tem como principal característica o planejamento, para que a empresa não seja surpreendida com o defeito inesperado de uma máquina. Essa modalidade de manutenção industrial se caracteriza por levantar informações sobre o equipamento. A partir disso, é feito um plano de ação para estabelecer o momento das intervenções.

manutenção preventiva é muito empregada quando há um uso contínuo dos equipamentos, pois é comum haver um desgaste das peças. Por isso, planejar é vital para a indústria minimizar os riscos de paralisações imprevistas.

É um modelo de manutenção mais efetivo do que a corretiva. Afinal, a companhia fica menos vulnerável às falhas e tem um maior controle sobre os equipamentos. Hoje, trabalhar com dados de maneira estratégica é fundamental para o sucesso corporativo.

Manutenção preditiva

Apresenta como grande diferencial ser realizada com base no monitoramento contínuo das máquinas. Em outras palavras, não espera um problema acontecer, nem atua considerando um calendário de reparos.

Para essa modalidade de manutenção industrial ser efetivada, é necessário usar ferramentas específicas e capacitar os funcionários. Isso porque ela é feita por meio de uma análise que leva em consideração alguns itens, como:

  • condições de temperatura;
  • estado dos lubrificantes e dos óleos;
  • sons e vibrações.

A manutenção preventiva conta com profissionais que utilizam os equipamentos, que participam da análise sobre necessidade de reparo. A decisão sobre o conserto é feita por meio de informações referentes ao histórico de desempenho de cada máquina.

Manutenção detectiva (ou investigativa)

É um modelo semelhante à manutenção preditiva, mas tem características próprias. Ele se baseia, também, em inspeções de profissionais qualificados para identificar falhas que não são encontradas nas intervenções convencionais.

A diferença é que a manutenção detectiva é feita com base em intervalos, seguindo um cronograma para fazer a análise dos equipamentos. Essa estratégia é bastante recomendada para setores que não utilizam as máquinas de forma contínua, o que contribui para dar um maior foco às atividades centrais para a indústria.

 TPM

Esse modelo é conhecido como Total Productive Maintenance, que significa Manutenção Produtiva Total, em português. Tem como elemento marcante envolver diversos setores de uma empresa, o que ajuda a fortalecer o engajamento. Essa tática prioriza fazer com que todos os funcionários participem da conservação das máquinas.

A TPM permite que a equipe de manutenção esteja mais próxima de profissionais de outros setores, pois estimula a comunicação entre as áreas para identificar as melhores práticas de uso dos equipamentos. Além disso, ela trabalha com base em alguns pilares, como:

  • controle;
  • educação e treinamento;
  • manutenção autônoma;
  • manutenção planejada;
  • melhoria contínua;
  • manutenção da qualidade;
  • respeito ao meio ambiente;
  • segurança no trabalho.

 Manutenção de quebra

Também conhecida como “manutenção extrema, destaca-se por não englobar nenhum planejamento para a intervenção nos equipamentos. Nesse modelo, o conserto apenas é realizado quando a máquina para de funcionar. Além disso, somente é aplicado se a empresa tiver convicção de que a paralisação nos equipamentos não afetará produção nem causará prejuízos financeiros.

Manutenção baseada no tempo (TBM)

Trata-se de um tipo de intervenção que não exige um grande conhecimento da equipe. Nessa modalidade de manutenção industrial, são feitas essas atividades:

  • inspeção visual;
  • limpeza;
  • lubrificação das peças.

A partir de uma capacitação simples e rápida, os operadores podem executar esse trabalho com maestria. Essa manutenção tem como meta elevar o nível de prevenção contra falhas relacionadas com o excesso de utilização dos equipamentos.

É muito importante conhecer as melhores ferramentas do mercado para executar a manutenção industrial de forma perfeita e minimizar os riscos de paralisações imprevistas e perda de faturamento.

Se você deseja ficar bem informado sobre boas práticas no setor da indústria, vale a pena assinar a nossa newsletter agora mesmo! Afinal, o conhecimento é necessário para alcançar um rendimento acima da média!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter