• EPI
  • 9 de dezembro de 2020

Automação industrial: o que é, quais são os impactos e por onde começar

A indústria 4.0 e a competitividade cada vez mais acirrada do mundo moderno exigem produtos consistentes, de alta qualidade e com preço competitivo. Para enfrentar o desafio e obter as soluções desejadas, é fundamental investir em automação industrial.

Afinal, ela facilita o aumento de qualidade, confiabilidade e taxa de produção do produto. Ao mesmo tempo, reduz os custos de produção e design ao adotar tecnologias e serviços inovadores e integrados.

Continue a leitura para saber o que é automação industrial, quais os tipos, objetivos, vantagens e dicas para uma transformação digital bem-sucedida.

O que é automação industrial?

A automação industrial é entendida como o uso de tecnologias específicas e dispositivos que resultam na operação e no controle de processos. Na maioria das vezes, sem intervenção humana obrigatória e sempre alcançando desempenho superior ao controle manual.

Tipos de automação industrial

Os sistemas de automação industrial são, geralmente, classificados em quatro tipos.

Sistema fixo

O equipamento é fixo com um conjunto de operações ou tarefas e raramente há qualquer alteração. Normalmente, é usado em processos de fluxo contínuo, como transportadores e sistemas de produção em massa.

Sistema programável

A sequência de operações, assim como a configuração do maquinário, pode ser alterada por meio de controles eletrônicos. Requer uma quantidade significativa de tempo e esforço para reprogramar as máquinas e, geralmente, é usado na produção em lote.

Sistema flexível

É controlado por computadores e, muitas vezes, implementado onde o produto varia frequentemente. O código dado pelo operador é único para determinado trabalho e, com base nessa informação, a máquina adquire as ferramentas necessárias para a produção.

Sistema integrado

É um conjunto de máquinas, processos e dados independentes, todos trabalhando de forma síncrona sob o comando de um único sistema de controle para implementar o sistema de automação.

[rock-convert-cta id=”1863″]

Quais os objetivos da automação industrial?

Com o crescimento da economia industrial, as estratégias de negócios para automação também mudaram ao longo do tempo. Hoje em dia, as motivações fundamentais para a implementação são:

  • aumentar a produção;
  • reduzir custos;
  • melhorar a qualidade do produto;
  • usar matérias-primas com eficiência;
  • reduzir o consumo de energia;
  • incrementar os lucros da empresa.

Outras razões para o uso da automação no processo de produção industrial são fornecer um ambiente seguro para o operador, reduzir a poluição ambiental etc.

Quais as vantagens da automação industrial?

Agora que você entendeu o conceito, conhece os tipos e os objetivos, conheça as vantagens de automatizar.

Custos operacionais mais baixos

Dependendo da tarefa, os robôs realizam o trabalho de muitas pessoas. A economia vai desde o custo de mão de obra à conta de energia elétrica. Isso é significativo, principalmente, por conta de baixos requisitos de aquecimento em operações automatizadas.

Além disso, as máquinas otimizam os processos e aumentam a precisão das peças, o que significa desperdício mínimo de material para sua operação.

Maior segurança do trabalhador

Células automatizadas poupam trabalhadores de tarefas perigosas. Assim, a sua equipe ficará protegida contra os perigos do ambiente de fábrica.

Prazos de entrega reduzidos

A automação mantém a organização do processo interno, melhora o controle do fluxo e reduz significativamente os prazos de entrega, em comparação com a terceirização ou a ida ao exterior.

ROI (Retorno sobre o Investimento) mais rápido

As soluções de automação são baseadas em suas necessidades e objetivos exclusivos e se pagam rapidamente, devido aos custos operacionais mais baixos, prazos de entrega reduzidos, produção aumentada e muito mais.

Capacidade de ser mais competitivo

A automação permite que você diminua os tempos de ciclo e o custo por peça, melhorando a qualidade. Isso resulta em vantagem competitiva de escala global. Além disso, a flexibilidade dos robôs facilita a reorganização da célula para exceder os limites da concorrência.

Aumento da produção

O robô é capaz de operar a uma velocidade contínua, 24 horas por dia, 7 dias por semana — sem ser fiscalizado. Ou seja, você tem potencial para produzir mais com menos.

Produção e qualidade de peças aprimoradas

As células automatizadas, normalmente, executam o processo de fabricação com menos variabilidade que os trabalhadores humanos. O resultado é maior controle e consistência da qualidade do produto.

Pegada ambiental menor

Otimizando equipamentos e processos, reduzindo desperdícios e ocupando menos espaço, a automação consome menos energia. Reduzir a sua pegada ambiental realmente economiza dinheiro.

Melhor planejamento

Por meio da produção automática, é possível prever o tempo e os custos com rapidez e segurança. Isso permite uma tomada de decisão mais precisa na maioria dos projetos.

Utilização ideal do espaço físico

Os robôs são projetados em bases compactas para caber em lugares confinados. Além de serem montados no chão, paredes, tetos, trilhos e prateleiras, economizam espaço valioso para a gestão de itens.

Como implementar a automação na indústria?

As empresas devem estar cientes de vários fatores antes de implementar qualquer tipo de transformação digital nos processos. Aqui estão algumas maneiras inteligentes que podem ajudar a sua empresa nas fases iniciais do projeto.

Estude a viabilidade da automação

A automação não deve ser implementada, a menos que os tomadores de decisão entendam completamente o processo, que deve ser identificado, avaliado e validado antes. Além disso, é preciso determinar a vida útil de um procedimento para garantir que ele seja usado ativamente, atualizado e, em seguida, automatizado.

Teste a solução

Uma ferramenta de automação tem de ser testada rigorosamente com processos semelhantes antes de ser implementada. A melhor maneira de fazer isso é deixar a equipe testar o software e decidir se funcionará para eles ou não.

O teste é um procedimento que envolve a verificação da funcionalidade do sistema em diferentes casos de uso. Também ajuda a determinar a viabilidade do software de automação.

Ajude a equipe a adotar a automação

A introdução da automação pode causar medo de perda de identidade para alguns funcionários que realizam tarefas repetitivas e manuais diariamente. Portanto, o processo deve ser implementado aos poucos e com transparência para que os funcionários não o vejam como uma ameaça.

Mantenha o foco em objetivos específicos

É importante ter em mente os objetivos específicos para os quais deseja automatizar os processos. Eles precisam garantir que a equipe e todas as partes interessadas estejam na mesma página para uma melhor compreensão dos benefícios técnicos e comerciais.

Use a dependência de tarefas com inteligência

Elimine a dependência de tarefas para que os processos maiores e mais complexos possam ser ativados a qualquer momento. Como resultado, os usuários obtêm tempo suficiente para fluxos de trabalho automatizados.

Considere os riscos de segurança

Os processos automatizados oferecem flexibilidade e acessibilidade incríveis para todos. No entanto, lembre-se de que tudo que é digital e automatizado também pode ser hackeado.

Um ataque cibernético a qualquer um dos processos pode paralisar todo o sistema e prejudicar gravemente o fluxo de trabalho. Portanto, a segurança deve ser mantida em mente.

Como você viu, a automação industrial oferece diferentes benefícios para o seu negócio. A implementação requer estudo de viabilidade, teste de soluções, foco nos objetivos, participação da equipe, entre outros cuidados.

Para saber mais, aproveite para ler também Quais são os principais impactos e expectativa para a transformação digital nas indústrias.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter