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Suprimentos industriais: como otimizar o processo no cenário atual

Suprimentos industriais: como otimizar o processo no cenário atual
22/01/2021

Suprimentos industriais: como otimizar o processo no cenário atual

Garantir bons resultados por meio do gerenciamento dos suprimentos industriais é uma estratégia de sobrevivência comercial, principalmente se considerarmos a atual crise econômica causada pela pandemia.

Entretanto, essa prática é um desafio para a maioria dos gestores que desejam aumentar a eficiência e, ao mesmo tempo, reduzir custos. A boa notícia é que hoje em dia é possível contar com recursos que facilitam a gestão de compras e suprimentos.

Continue a leitura do artigo para conferir as melhores práticas para melhorar a sua cadeia.

Otimize a previsão de demandas

Eliminar gastos desnecessários passa por essa fase, sobretudo com a possibilidade de reduzir os custos do estoque. O objetivo é verificar e analisar minuciosamente o histórico de vendas, o tempo de sazonalidade e realizar estudos precisos sobre a projeção de futuras demandas.

Além disso, investir em melhorias na comunicação industrial é de extrema importância para compreender quais são as exigências dos clientes em termos de prazo, qualidade e preço.

Integre os diferentes elos da cadeia de suprimentos industriais

A cadeia de suprimentos depende da integração e da sincronização de diferentes agentes para que os processos sejam executados de maneira fluida e sistemática, atendendo às demandas de cada etapa de forma precisa.

Primeiro de tudo, é importante conhecer os envolvidos desde a origem até a entrega do produto ao consumidor final. Veja.

Produtor

A participação do produtor na formulação da cadeia acontece a partir do fornecimento de mercadorias e matérias-primas, para que os fabricantes (indústrias) possam funcionar.

Fabricante

Atua beneficiando a matéria-prima, transformando-a em bens comercializáveis e de utilidade para as etapas seguintes da cadeia de suprimentos.

Distribuidor

Agente responsável pela movimentação e manuseio dos produtos para os pontos de venda. A distribuição é a etapa que centraliza os pontos de venda com o objetivo de assegurar o atendimento adequado das demandas do mercado consumidor.

Varejista

O varejista disponibiliza o produto em pequenas quantidades diretamente ao consumidor. Ele está na extremidade da cadeia logística, somando valores à mercadoria, bem como trabalhando para garantir o sucesso de toda a cadeia.

Consumidor

É a razão de ser de todas as etapas, uma vez que as empresas pensam nele antes de começarem um projeto, sempre com foco na aquisição de bons produtos e na satisfação do cliente.

Então, o produto passa por diferentes processos, cada um desenvolve a sua própria função para atender às necessidades do público.

O objetivo da sincronização é justamente garantir a correta correspondência entre cada etapa. Em outras palavras, é tornar os processos e os fluxos de informação alinhados e fluidos, desde o ponto inicial até a entrega do produto às mãos do consumidor.

Use um sistema integrado de gestão

A execução do gerenciamento da cadeia de suprimentos envolve a análise de inúmeros dados e a integração com diversos setores. Portanto, realizar essa tarefa de forma manual é inviável.

A tecnologia é a grande parceira das indústrias modernas e exerce um papel muito importante no aumento da eficiência do negócio. No mercado, existem diversos softwares e recursos que simplificam a execução dos processos e os tornam mais rápidos e seguros.

A implementação de software de gestão, como o ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial), economiza tempo e facilita o acesso aos registros relevantes por todos que fazem parte do processo.

Tenha controle sobre os fornecedores

Tanto a falta de produtos em estoque como o excesso são um problema que desestabiliza a cadeia de suprimentos. Produtos parados resultam em prejuízo ou mesmo perdas, sobretudo os perecíveis. Por outro lado, a escassez gera insatisfação nos clientes e afeta a credibilidade da empresa em seu mercado de atuação.

Por isso, é muito importante integrar o sistema de gestão de cadeia de suprimentos com os fornecedores. Assim, todos permanecem sintonizados com a transformação digital nas indústrias, conectados por meio de um sistema tecnológico inteligente e automatizado.

Dê atenção para a sua rede de fornecedores

Identificar as empresas que farão parte da cadeia de suprimentos industriais e acompanhá-las são ações que impactam positivamente para o sucesso do negócio. Até porque falhas cometidas pelos parceiros podem resultar em atrasos na entrega, retrabalho e outros obstáculos que geram consequências para as finanças.

Portanto, é recomendável manter uma base diversificada de fornecedores. Assim, você evita uma relação de dependência que, muitas vezes, resulta em falhas. Além disso, a variedade de fontes cria melhores possibilidades de negociação e condições de pagamentos.

Melhore os processos internos

O ressuprimento automático é uma ação eficaz quando o objetivo é solucionar problemas de abastecimento de estoque em empresas. A partir da ajuda mútua entre indústria e empreendedores, a reposição acontece de forma automatizada por meio de algoritmos inteligentes.

O melhor dessa parceria é ganhar a capacidade de antecipar as necessidades do varejo e vice-versa, além de preservar o volume de vendas e a disponibilidade dos itens. Nesse sentido, a tecnologia assume o papel de especialista na demanda sobre cada produto, atualizando o cronograma de reposição.

Monitore os indicadores

Outra prática bastante benéfica para a gestão da cadeia de suprimentos industriais é a utilização de bons indicadores de desempenho. Com base em dados concretos de estoque e vendas, obtidos em tempo real, é possível otimizar o gerenciamento dos processos e reforçar a tomada de decisões.

Com ajuda de softwares específicos para processos logísticos, é possível monitorar os indicadores e fazer com que os números atuem como um reforço a mais no gerenciamento. Especialmente porque evita alternativas pouco produtivas e você reage de forma rápida às variações nas prateleiras.

Durante muito tempo, gerir toda a cadeia de abastecimento era um grande desafio para as empresas. A falta de suporte informativo e a dificuldade em integrar diferentes sistemas de gestão (ERP), por exemplo, dificultavam bastante o trabalho. Mas, graças aos avanços tecnológicos, essa realidade mudou.

Hoje é mais fácil investir na administração dos itens envolvidos na cadeia de suprimentos industriais. Em um cenário de transformação digital, cada vez mais as empresas se apoiam na adoção de sistemas, usufruem melhor dos dados e informações para compor suas atividades, gerenciar pessoas, fazer o planejamento de vendas e operações.

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