Sistema E-A-Rfit™: validação de proteção auditiva em segundos

O sistema E-A-Rfit™ faz a medição da atenuação de ruídos em sete frequências diferentes para ambos os ouvidos em poucos segundos, garantindo que o usuário possa optar por um modelo de protetor auditivo adequado e seguro para o seu tipo de canal auditivo.

Sistema E-A-Rfit™: validação de proteção auditiva em segundos

De tecnologia, a 3M entende e o mundo todo sabe. E se você está por dentro das brilhantes inovações do setor de EPI, sabe que o sistema E-A-Rfit™ da 3M é a tecnologia mais precisa e confiável para validação de proteção auditiva.

Os testes do sistema são científicos, objetivos e quantitativos, avaliando de forma global a proteção dos usuários nas condições reais do seu ambiente de trabalho.

A Nortel conta com o sistema E-A-Rfit™ para auxiliar a sua empresa a optar pelos equipamentos de proteção mais inteligentes, responsáveis e eficientes para cada um de seus funcionários.

Acompanhe o post e conheça mais do sistema E-A-Rfit™, e como a sua empresa pode oferecer esse cuidado.

O que é o Sistema de Validação 3M™ E-A-Rfit™?

O 3M E-A-Rfit™ é uma tecnologia digital, com hardware e software, capaz de medir a quantidade de decibéis que chegam ao canal auditivo do usuário, após a inserção do protetor auditivo, seja do tipo plugue ou concha.

A técnica conhecida como “microfone no ouvido real” ou F-MIRE é utilizada para medir essa proteção. Nela, a conexão do tampão com o microfone é exclusiva, preservando a precisão do teste.

Em cerca de 5 segundos, o equipamento realiza testes em 7 frequências standard: de 125 Hz a 8000 Hz. Além disso, o 3M E-A-Rfit™ considera as condições do ambiente de trabalho, por isso a validação é tão assertiva.

Cada pessoa tem um tipo de canal auditivo, portanto escolher apenas um modelo de proteção pode ser um risco de exposição e uma negligência a segurança do colaborador.

Com o sistema de validação da 3M, a eficácia dos modelos de protetores auriculares podem ser confirmados. Assim, o profissional de saúde ocupacional ou segurança do trabalho poderá definir com certeza os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que protegerão, adequadamente, os trabalhadores individualmente.

Outra funcionalidade é a realização de testes em conjunto com outros equipamentos de proteção, para assegurar que um não influencie a ação do outro e ambos não prejudiquem o conforto do usuário.

O teste com o E-A-Rfit pode ser realizado em vários momentos diferentes:

  • Antes e depois dos treinamentos (para avaliar se o trabalhador está usando corretamente);
  • Na seleção do protetor mais adequado;
  • Para comprovação de eficiência (em discussões jurídicas ou simplesmente garantia de qualidade).

Como funciona o teste do 3M™ E-A-Rfit™?

O teste é bastante simples e o software intuitivo, mas para garantir que todo processo seja feito com excelência, a Nortel disponibiliza especialistas para dar suporte técnico e treinamentos de capacitação.

Confira a seguir um resumo de como os testes são realizados:

Passo 1

Os próprios colaboradores colocam os protetores auriculares, e em segundos o sistema indica a classificação de atenuação de proteção pessoal (PAR) para ambas orelhas simultaneamente.

É o PAR que exibe os níveis de redução de ruído de cada trabalhador para um determinado ajuste. Assim, é possível identificar a necessidade de regulagens adicionais para proteger o usuário.

Passo 2

Os microfones são conectados e a atenuação é medida simultaneamente, considerando as sete frequências de ruídos industriais.

Passo 3

Os algoritmos do sistema são exclusivos e analisam rapidamente a atenuação do protetor auricular testado, fornecendo um nível pessoal para cada pessoa.

Os resultados são de fácil compreensão, e ficam documentados em relatórios impressos e eletrônicos, para futuras comparações.

Por que escolher a Nortel?

Além de contar com um time de especialistas, a Nortel ainda oferece soluções como:

  • Vending Machine: a única do mercado desenvolvida exclusivamente para entrega automatizada de Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
  • Software de Gestão em EPI: tecnologia desenvolvida para administrar e gerir a entrega de EPIs, de acordo com as exigências do Ministério do Trabalho e do E-social;
  • Fit Test (Teste de Selagem Qualitativo) e PortaCount (Teste de Selagem Quantitativo): realização de testes de segurança;
  • Suporte na adequação do E-social: assistência absoluta para adequação no que refere-se a EPI;
  • Treinamentos técnicos diferenciados: capacitação em proteção respiratória e auditiva;
  • E-A-Rfit: realização do teste de selagem dos protetores auditivos.

A Nortel é a maior distribuidora da 3M no Brasil, e garante a excelência e a qualidade de todos os seus produtos e serviços.

Além disso, é a única distribuidora do país que conta com equipamentos como o E-A-Rfit.

Há mais de 50 anos no mercado, a Nortel supre todas as necessidades em MRO e EPI da sua empresa em território nacional.

O melhor da tecnologia 3M para oferecer segurança e máximo conforto aos seus instrumentos de maior valor organizacional, os colaboradores, está na Nortel.

Gostou? Quer fazer um teste desse na sua empresa? Então, entre em contato com a gente! Será um prazer atendê-lo!