fbpx

Segurança em eletricidade: como soluções inteligentes podem ajudar os profissionais da indústria

segurança em eletricidade
24/05/2021

Segurança em eletricidade: como soluções inteligentes podem ajudar os profissionais da indústria

Ninguém discorda que a segurança em eletricidade é um assunto sério. Porém, o tema é ainda mais relevante dentro da indústria, em que os funcionários são expostos a inúmeros riscos diariamente.

A boa notícia é que algumas soluções inteligentes e a manutenção industrial são capazes de evitar problemas. Caso você ainda não as conheça, não se preocupe!

Este post reúne dicas e informações que farão a diferença em seu cotidiano, tornando o ambiente de trabalho industrial muito mais seguro. Quer aprender? Aproveite essa oportunidade e tire todas as suas dúvidas!

O que é a segurança em eletricidade?

A segurança em eletricidade nada mais é que um conjunto de medidas que garantem a identificação e o controle dos riscos aos quais trabalhadores que lidam com redes elétricas estão expostos.

A indústria é movida, em grande parte, por energia elétrica. Portanto, é comum que os funcionários precisem manusear circuitos e equipamentos que podem causar acidentes e prejudicar sua saúde e integridade física.

Diante disso, não há como conquistar um ambiente realmente seguro sem se preocupar com tais medidas. É papel da empresa mapear processos, identificar pontos críticos e investir em ações eficientes.

Qual é a importância da segurança em eletricidade dentro da indústria?

Você já parou para pensar sobre a real importância de garantir a segurança em eletricidade no seu negócio? Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2020, da Abracopel, o Brasil registrou um total de 1662 acidentes relacionados a descargas elétricas no ano de 2019, sendo:

  • 656 incêndios por sobrecarga;
  • 74 mortes em incêndios por sobrecarga;
  • 909 casos de choques elétricos;
  • 697 mortes em razão de choques elétricos.

Os números mostram a dimensão do problema e o quanto ainda precisamos evoluir. As principais causas desses acidentes são as famosas “gambiarras elétricas”, a existência de instalações elétricas antigas e a falta de manutenção.

No cotidiano da indústria, é fundamental que o tema seja tratado com seriedade e estratégia. A saúde do trabalhador depende disso, sendo imprescindível a adoção de medidas de segurança eficazes.

Quando os devidos cuidados não são tomados, além do resultado morte, a empresa pode ter sua produção interrompida, perder equipamentos e aparelhos e ainda enfrentar processos judiciais. Ou seja, ignorar o assunto não é uma opção.

O que a NR 10 diz sobre o assunto?

A NR 10 é uma norma criada em 1978 com o objetivo de regulamentar questões relacionadas à proteção do trabalhador que lida com energia elétrica. Ela estabelece diversas regras e condições mínimas de segurança em todos os níveis, como:

  • geração de energia elétrica;
  • transmissão;
  • distribuição;
  • consumo.

Sendo assim, podemos dizer que a NR 10 ajuda a minimizar os riscos existentes, protegendo a saúde e a segurança física dos colaboradores e reduzindo os acidentes elétricos. Confira algumas de suas orientações!

Adoção de medidas de controle do risco elétrico

É preciso adotar medidas de controle dos riscos em todas as intervenções realizadas em instalações elétricas. Assim, nas empresas em que a carga instalada seja superior a 75 kW, é necessário manter:

  • um Prontuário de Instalações Elétricas, com informações detalhadas sobre manutenções, EPIs utilizados e relatórios técnicos de inspeções, por exemplo;
  • definição dos procedimentos executados em situações emergenciais;
  • certificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual.

Adoção de medidas de proteção coletiva

Antes do início do trabalho com instalações elétricas, é necessário adotar algumas medidas de proteção coletiva. A intenção é garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, por meio de:

  • desenergização elétrica ou uso de tensão de segurança;
  • isolação das partes vivas;
  • sinalização do local;
  • iluminação de emergência.

Adoção de medidas de proteção individual

Depois de adotar todos os cuidados para proteger os funcionários já mencionados, com o intuito de atenuar ainda mais os riscos, deverão ser implementadas medidas de proteção individual, como o uso dos EPIs.

Como tornar a instalação elétrica da empresa mais segura?

Conhecer e colocar em prática as orientações da NR 10 é importante para conquistar uma empresa mais segura. No entanto, existem outras medidas que devem fazer parte do cotidiano da indústria. Veja mais!

Invista em manutenções preventivas

As manutenções preventivas são fundamentais para o correto funcionamento da fábrica, especialmente no que se refere às instalações elétricas. A fim de evitar problemas, sobrecargas e acidentes, é interessante realizar inspeções periódicas e ficar atento às condições gerais das fiações e equipamentos.

Treine seus funcionários

O treinamento dos funcionários é mais uma prática capaz de evitar acidentes elétricos na indústria. Portanto, invista em cursos, capacitações, palestras e outras ações de conscientização sobre a importância do uso de EPIs e cuidados ao lidar com redes elétricas.

Use sensores e chaves de segurança

O uso de sensores e chaves de segurança é extremamente importante para a segurança em eletricidade. Afinal, eles evitam acidentes e dão as condições ideais para que os funcionários cumpram suas atividades com rapidez e produtividade.

Compre suprimentos e ferramentas elétricas de qualidade

Por fim, gostaríamos de destacar a importância de comprar suprimentos e ferramentas elétricas de qualidade. Materiais de marcas confiáveis são mais seguros e ajudam a evitar acidentes dentro da indústria — ou seja, valem o investimento feito.

Como soluções inteligentes podem auxiliar nesse processo?

Para finalizar este artigo, precisamos falar sobre algumas soluções inteligentes que podem ajudá-lo a conquistar uma indústria mais segura para os seus funcionários. Afinal, a tecnologia é uma de suas grandes aliadas nesse processo.

O primeiro recurso a ser apresentado é a régua de tomada, ou PDU (Power Distribution Unit). Esse equipamento distribui a energia elétrica para vários pontos e pode ser configurado para evitar que os aparelhos conectados sofram com sobrecargas.

Nesse caso, o monitoramento pode ler corrente, tensão, potência e consumo de todos os equipamentos conectados. Aliás, alguns modelos conseguem desligar tomadas de forma automática, sempre que uma sobrecarga é identificada, protegendo todo o sistema.

A outra solução a ser destacada é o nobreak. Além de regular a voltagem e a qualidade da energia que chega até os aparelhos, ele consegue alimentá-los em caso de apagões. Por esse motivo, é um equipamento essencial para qualquer empresa.

Viu só como a segurança em eletricidade pode ser conquistada dia após dia dentro da indústria? É fato que existem desafios, mas esse é um objetivo que não pode ser negociado, pois está ligado à saúde e integridade física de seus funcionários. Sendo assim, comece a aplicar o que aprendeu e conte com a Nortel sempre que precisar. Temos tudo o que sua empresa precisa para se tornar mais segura e eficiente.

Aliás, antes de comprar materiais elétricos, não deixe de conhecer toda a linha de produtos da Nortel!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!