Como garantir a segurança das mãos nas indústrias?

segurança das maos

Como garantir a segurança das mãos nas indústrias?

A pandemia do novo coronavírus nos trouxe uma série de lições sobre os cuidados redobrados que devemos ter com relação à higiene e segurança das mãos. Afinal, qualquer descuido significa correr riscos de contrair a doença em função do alto nível de contágio do vírus. Por isso, essas precauções também precisam ser aplicadas no ambiente de trabalho.

Além da adoção de procedimentos de higiene, é preciso que todos tenham consciência da importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual EPIs, tanto para a proteção contra a COVID-19 quanto para garantir a segurança durante as atividades diárias.

A seguir, mostraremos quais são os principais cuidados necessários na rotina diária dos colaborados nas indústrias para garantir o trabalho em segurança. Continue a leitura para saber mais!

Lave as mãos corretamente

De acordo com uma pesquisa realizada na University of New South Wales, que é uma universidade localizada na Austrália, foram avaliados 26 estudantes para observar quantas vezes eles tocavam o rosto. O resultado foi uma média de 23 toques por hora, dos quais 56% realizados em regiões de mucosas, como olhos, nariz ou boca.

Com base nesse resultado, é possível observar o risco de transmissão de doenças pelo toque das mãos nas regiões vulneráveis do rosto. Por isso, o cuidado com elas é muito importante para evitar a transmissão de doenças.

Como forma de prevenção ao coronavírus, a lavagem das mãos deve seguir os cuidados necessários para garantir a perfeita higienização. Para isso, é importante instruir os colaboradores sobre qual o procedimento correto e os materiais mais indicados para assegurar a eliminação do vírus, como a utilização de água e sabonete líquido ou álcool em gel a 70%.

Uma forma de promover a conscientização é por meio da divulgação de material ilustrativo com demonstrações sobre a maneira correta de higienização. Além disso, a indústria deve fornecer condições para que os colaboradores façam a limpeza das mãos de maneira adequada. Isso consiste em oferecer lavatórios com água, sabonete líquido, assim como disponibilizar recipientes com álcool em gel por vários pontos da fábrica.

Evite tocar em objetos sem proteção

As superfícies dos objetos são pontos de possível transmissão do novo coronavírus. Por isso, o ideal é orientar os colaboradores a não tocar utensílios sem a utilização de equipamentos de segurança adequados, como as luvas de proteção. Outro direcionamento importante é para que eles evitem compartilhar objetos entre si, como celulares e notebooks.

Além do cuidado em função do novo coronavírus, os colaboradores precisam proteger as mãos ao tocar em máquinas ou equipamentos que possam oferecer riscos de acidentes. Por isso, os EPIs também são necessários para garantir essa proteção, e o seu uso deve ser obrigatório durante as atividades do dia a dia.

Use os EPIs indicados para a sua atividade

Cada atividade na indústria requer a utilização de equipamentos de proteção adequados. Como mencionamos, eles são essenciais para evitar acidentes de trabalho e para garantir a segurança aos colaboradores. Por isso, é essencial que eles tenham fácil acesso aos EPIs, de acordo com as tarefas executadas.

Em função do novo coronavírus, há um aumento considerável no consumo de EPIs durante as atividades diárias, especialmente dos que oferecem proteção contra a transmissão da doença, como o respirador reutilizável, luvas de proteção e protetor ocular. Por isso, é necessário facilitar o acesso a esses equipamentos em diferentes locais na fábrica.

Uma forma de fazer isso é com a utilização de máquinas de EPIs, que facilitam a distribuição ordenada dos equipamentos de proteção, além de possibilitar o controle de estoque desses itens. Essa funcionalidade facilita a gestão de MRO (Manutenção, Reparo e Operação), pois ajuda a fazer a avaliação de consumo e o planejamento para a reposição desses materiais.

Faça o descarte correto dos EPIs após o uso

Tão importante quanto utilizar corretamente os equipamentos de segurança é fazer o descarte de maneira adequada após a utilização dos EPIs. Isso porque eles oferecem risco de contaminação aos colaboradores. Por isso, é necessário disponibilizar um local apropriado para o descarte dos utensílios, além de oferecer instruções sobre a forma correta de retirar o EPI com segurança.

Outra consideração importante sobre o uso dos EPIs é promover a instrução sobre o tempo indicado para a troca dos equipamentos e a forma adequada de fazer isso. Vale ressaltar que a frequência de troca varia de acordo com o tipo de equipamento utilizado e sua finalidade. Por isso, deve ser feita de acordo com a orientação do fabricante.

Limpe superfícies e equipamentos antes e depois de usá-los

A limpeza é essencial para evitar a disseminação do novo coronavírus, pois ele sobrevive a diferentes tipos de superfícies por prazos variados, inclusive por diversos dias. Portanto, a melhor forma de garantir a segurança adequada é por meio da limpeza constante de equipamentos e superfícies antes e depois de sua utilização.

Para garantir a eliminação do vírus, é indicada a utilização de soluções de limpeza capazes de desinfectar o local. Vale dizer que é necessário utilizar produtos desinfetantes que contenham o registro e autorização da Anvisa. Essa é uma forma de garantir a eficácia na eliminação do vírus durante a higienização do ambiente.

Também é necessário efetuar a desinfecção em ambientes utilizados pelos colaboradores, como banheiros, refeitórios e locais em que haja contato com as mãos, entre eles: interruptores de energia, botões de elevadores, corrimãos etc.

Não compartilhe objetos pessoais

O cuidado com os objetos pessoais também deve ser bem rigoroso. É preciso divulgar instruções aos colaboradores para que eles não compartilhem itens como copos, talheres, computadores, celulares ou qualquer outro objeto, pois é alto o risco de contaminação pelo toque em superfícies. Além disso, disponibilize soluções de limpeza para a higienização desses utensílios e incentive os colaboradores a realizá-la com regularidade.

Proporcionar a segurança das mãos aos colaboradores na indústria é importante para evitar a disseminação do novo coronavírus. As medidas de proteção que listamos também devem ser aplicadas para a prevenção de outras doenças e até como forma de evitar acidentes de trabalho.

Agora que você já sabe como garantir maior proteção às mãos durante as atividades diárias na indústria, entre em contato conosco para conhecer os nossos produtos e serviços e conferir como eles podem ajudar nessa tarefa!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!