• Nortel
  • 24 de outubro de 2019
  • EPI
  • 6 minutos

Proteção auditiva 3M é ir além da segurança

Na nossa rotina diária, seja em casa, no trabalho, viajando ou nos divertindo, ficamos expostos a inúmeras situações com ruídos. Na maioria dos casos, o trabalho é o cenário com a situação de exposição mais perigosa, considerando as máquinas e equipamentos barulhentos. E ao longo do tempo, passando por essa exposição contínua e excessiva, a perda da audição pode ser um fator consequente.

Como maior distribuidora de 3M no Brasil, a Nortel possui uma série de opções em protetores auditivos para que a sua empresa tenha só o melhor. Acompanhe o post e entenda o porquê a 3M é a melhor escolha para a sua empresa!

O que são ruídos?

Ruídos são vibrações percebidas pelo ouvido humano, que propagam pelo ar em formas de onda. A periculosidade está diretamente ligada a frequência e a intensidade dessas ondas.

A frequência é a quantidade de ondas que um som propaga no tempo de 1 segundo. O ouvido humano é mais sensível a alguns tipos de frequência, por isso a exposição pode significar um risco. Os sons de baixa frequência são chamados de graves e os de alta frequência, agudos. Já a intensidade, é a força ou pressão que esse som exerce nas nossas orelhas. É popularmente chamada de volume.

Uma máquina em operação, por exemplo, tem alta intensidade, tornando o ruído uma ameaça para o trabalhador. E por consequência, compromete a saúde da sua audição.

O grande problema do ruído é que os seus efeitos não são imediatos, a perda da audição é gradativa. Poucas pessoas, que ficam expostas a ele constantemente, são capazes de identificar a perda da capacidade auditiva. Quando se dão conta, a situação já é irreversível.

No trabalho, os ruídos podem gerar problemas e dificuldades na comunicação, atrapalhar a concentração, causar desconforto, estimular o nervosismo e a falta de paciência, comprometer o rendimento e ainda, provocar acidentes.

Como nos proteger contra ruídos?

Uma maneira eficaz de proteger a sua equipe de trabalho contra ruídos é a utilização de protetores auditivos.

A Nortel recomenda a linha de proteção auditiva da 3M, pois garante a excelência dos dispositivos, desenvolvidos com matérias-primas de alta qualidade, para uma conservação da audição incomparável.

A eficácia dos protetores está relacionada a sua capacidade de vedação acústica, ou seja, o ruído do ambiente. Sem uma vedação acústica efetiva, o excesso de ruído atinge o canal auditivo e compromete a audição. Os dispositivos da 3M oferecem essa segurança acústica e máximo conforto.

Além disso, a variedade de opções é outro diferencial. Com a 3M, a preferência dos usuários é levada em consideração, tornando o uso do equipamento mais agradável e, consequentemente, cotidiano. Proteção vai além da segurança.

Como escolher o melhor protetor auditivo?

A escolha da melhor opção em protetores auditivos depende do tipo de ruído e das condições de trabalho. Por isso, o responsável pelo setor de Segurança do Trabalho deve ser consultado.

A Nortel disponibiliza uma equipe de especialistas que pode auxiliar a sua empresa nessa decisão também. Além disso, todo treinamento e suporte técnico de uso, manutenção, conservação, higienização, dentre outros, são realizados para garantir a satisfação e segurança do usuário.

Embora a escolha do modelo específico exija uma orientação técnica, alguns critérios comuns a todos os casos devem ser considerados. Confira!

Vedação

O protetor auditivo deve oferecer vedação de qualidade, tampando bem a entrada do ruído pela orelha.

Eficiência

O protetor deve proporcionar um nível de atenuação adequado para a situação de risco em questão.

Conforto

Esse é um diferencial 3M! O protetor deve oferecer conforto, ser de fácil utilização, não machucar as orelhas e ser leve. Como o usuário deve ficar com o equipamento em tempo integral no trabalho, conforto é pré-requisito.

Compatível com outros EPI’s

Outro diferencial é a sua integração com outros equipamentos de proteção individual (EPI). Os protetores auditivos da 3M permitem que outros equipamentos de segurança como capacete, óculos, respiradores, dentre outros, sejam usados sem interferência.

Quais as opções em protetores auditivos da 3M?

Na Nortel, a sua empresa encontra as melhores opções em protetores auditivos da 3M. São eles:

Protetores auditivos de inserção 3M

Espuma Moldável
Esse modelo se adapta a diferentes formatos de canais auditivos, por ser de espuma moldável. Isso assegura uma melhor vedação e, consequentemente, proteção. Eles são descartáveis, portanto mais higiênicos, e permitem uso conjunto com outros EPIs.

Pré-Moldados
Esse modelo conta com opções em silicone ou copolímero. Seus flanges flexíveis proporcionam conforto, vedação e fácil colocação. Eles são reutilizáveis, por isso devem ser higienizados.

Protetores auditivos tipo concha 3M

Esses modelos oferecem atenuação uniforme nas duas conchas, e possuem diversas opções para atender aos mais diversos tipos de ruídos. Além disso, contam com opções de haste para favorecer a compatibilidade com outros equipamentos de proteção individual.

Por que escolher a Nortel?

A Nortel tem compromisso absoluto com a excelência! As necessidades em MRO e EPI da sua empresa são supridas em qualquer situação de negociação (contrato, in company, spot, varejo).

Há mais de 50 anos no mercado, oferecemos uma cobertura logística nacional, com filiais e centros de distribuição que atendem empresas em 14 estados brasileiros.

Aqui, sua empresa encontra o melhor da tecnologia 3M em protetores auditivos, garantindo segurança e máximo conforto para a sua força de trabalho.

Além de um time de especialistas em proteção auditiva, na Nortel, a sua empresa pode contar com soluções exclusivas, como:

  • Vending Machine: a única do mercado desenvolvida exclusivamente para entrega automatizada de Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
  • Software de Gestão em EPI: tecnologia desenvolvida para administrar e gerir a entrega de EPIs, de acordo com as exigências do Ministério do Trabalho e do E-social;
  • Nossa equipe esta treinada e tem equipamentos para realizar testes como; Fit Test (Teste de Selagem Qualitativo) e PortaCount (Teste de Selagem Quantitativo):
  • Suporte na adequação do E-social: assistência absoluta para adequação no que refere-se a EPI;
  • Treinamentos técnicos diferenciados: capacitação em proteção respiratória e auditiva;

Além de todo o suporte técnico, ao selecionar um protetor auditivo da 3M e escolher a Nortel como distribuidor, você pode solicitar a realização do E-A-Rfit com sua equipe de profissionais e comprovar e eficácia destes equipamentos.

Saiba mais sobre este equipamento neste post.

Gostou? Então, acompanhe as nossas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn) e receba mais conteúdos como esse!