fbpx

Como aplicar o Planejamento e Controle da Manutenção nas indústrias?

Planejamento e controle da manutenção
29/03/2021

Como aplicar o Planejamento e Controle da Manutenção nas indústrias?

Você já deve ter ouvido, diversas vezes, que “prevenir é melhor do que remediar”. Pois é verdade, especialmente, em processos industriais. Aliás, neste post, falaremos sobre o Planejamento e Controle de Manutenções (PCM) nas indústrias.

A prática garante inúmeros benefícios, mas ainda não é aplicada por todas as empresas. Se o seu negócio está em busca de processos mais ágeis, constantes e econômicos, então, é hora de investir de verdade na gestão da manutenção. Saiba mais!

O que é Planejamento e Controle da Manutenção?

O Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) é o berço da estratégia de manutenções de uma empresa. Ele é o responsável por garantir o alinhamento de todos os processos, como planejamento, execução e monitoramento da qualidade dos trabalhos.

O conceito surgiu depois da Segunda Guerra Mundial. Na época, as indústrias precisavam ser mais produtivas e reduzir gastos, o que era incompatível com as constantes paradas na linha de produção devido a falhas em equipamentos.

Foi assim que surgiu o PCM, voltado para a finalidade de planejar manutenções preventivas e reduzir erros e interrupções desnecessárias.

Os três pilares do PCM

Com o intuito de assegurar confiabilidade e disponibilidade, o PCM é pautado em três pilares: planejamento, controle e manutenção. O objetivo de todos sempre será a melhoria da operação industrial e a garantia da máxima performance dos ativos.

No planejamento, temos a estruturação de um plano detalhado de todas as atividades que serão realizadas em curto, médio e longo prazo. Aqui, é preciso definir os setores e funcionários responsáveis, além de estipular um padrão de qualidade esperado.

O controle é o procedimento que verifica se as ações foram realizadas conforme o planejamento feito. Para isso, utilizam-se indicadores de manutenção industrial, comparações de resultados e análise dos padrões.

Já a manutenção é o conjunto de práticas que visa a manter os equipamentos em funcionamento, isto é, sem falhas e interrupções. É ela que aumenta a vida útil das ferramentas e favorece a plena operação da empresa.

Como implementar o PCM na indústria?

O sucesso de toda indústria depende de uma operação constante e livre de erros. Exatamente por isso, a manutenção não é apenas um setor, ela é um elemento indispensável para a produtividade empresarial.

É preciso ter em mente que o PCM não pode ser implementado da noite para o dia. Afinal, o planejamento, a programação e o controle das atividades exigem tempo e uma boa coleta e análise de dados. Confira, agora, um passo a passo que ajudará nesse processo!

Colete informações

Processos eficientes dependem de informações confiáveis. Por essa razão, é importante que a indústria adote uma gestão pautada em dados, coletando-os de forma constante e estruturada. São eles que ajudarão a tomar decisões acertadas, reduzindo erros e gastos.

Invista no tratamento dos dados

Coletar informações não é suficiente para que o PCM seja implementado. Na verdade, o tratamento dos dados é imprescindível. Isso significa que deve haver uma seleção das informações que são realmente úteis, além de organizá-las de maneira a facilitar a interpretação.

Dedique-se à análise de dados

Depois de coletar e tratar os dados, chega o momento de fazer a análise das informações disponíveis. Tente compreender as demandas de manutenção da sua empresa, além de listar todos os seus equipamentos e ferramentas.

Nessa etapa, você terá dados quantitativos gerados pelas manutenções corretivas, por exemplo. A análise deve iniciar com a leitura de relatórios e gráficos, com o foco em encontrar os setores e equipamentos que merecem mais atenção.

Monte os planos de manutenção

Os planos de manutenção são fundamentais para o sucesso do Planejamento e Controle da Manutenção. Por essa razão, você precisa descrevê-los de maneira detalhada, a fim de facilitar as ações no dia a dia.

No plano de manutenção preventiva, por exemplo, é preciso ter um cronograma das atividades que serão realizadas, bem como dos recursos necessários e dos profissionais envolvidos.

No plano de manutenção preditiva, a ideia é tentar definir o estado futuro de um equipamento ou sistema. Para isso, os dados coletados são fundamentais, já que permitem ao gestor identificar variações fora do padrão.

Monitore os resultados

O trabalho não se encerra com a implementação dos planos de manutenção preventiva e preditiva. Na verdade, para que os resultados sejam satisfatórios, é preciso controlar e monitorar a execução das atividades.

Em outras palavras, os gestores devem verificar tudo o que foi planejado e conferir se os índices de manutenção corretiva estão em queda ou não. Caso não se alcance o esperado, é válido repensar estratégias.

Quais são os benefícios do Planejamento e Controle da Manutenção?

Diante de tudo o que apresentamos, é possível perceber que a implementação do Planejamento e Controle da Manutenção não é uma tarefa rápida e simples. Porém, é válido mencionar que os esforços empregados valem a pena. Acompanhe!

Melhor aproveitamento dos recursos

Todas as atividades e estratégias aplicadas no PCM contribuem para que se tenha uma visão mais ampla e aprofundada das necessidades de manutenção industrial. Desse modo, é possível aproveitar melhor os recursos disponíveis.

É interessante observar que, ao montar um bom calendário de procedimentos, tudo flui melhor. Isso inclui a definição do melhor momento para comprar materiais, peças e itens de manutenção.

Redução de desperdícios na indústria

Realizar manutenções eficientes requer tempo, dedicação, investimentos financeiros e bons colaboradores. Quando não há planejamento e gestão, o risco de que essas atividades gerem desperdícios é real.

Nesse contexto, o PCM pode ser apontado como um grande aliado da indústria. Afinal, ele ajuda a reduzir gargalos, analisando dados e dando um direcionamento aos gestores e funcionários.

Mais preparo para lidar com as paradas

Precisamos enfatizar que a implementação dessa prática na indústria não significa que as paradas na linha de produção deixarão de existir. Na verdade, isso faz parte do dia a dia do negócio, pois os equipamentos precisam passar por reparos.

Porém, será possível planejar e escolher o momento ideal para a manutenção de cada equipamento. Isso, certamente, reduz problemas e minimiza os impactos de uma interrupção nos trabalhos, já que ninguém será “pego de surpresa”.

Conseguiu entender a relevância do Planejamento e Controle da Manutenção? Em tempos de alta competitividade, a indústria precisa buscar sua máxima performance, e isso depende de uma operação constante e produtiva. Os procedimentos de manutenção são elementos indispensáveis para o sucesso e, por isso, precisam ser conduzidos de forma estratégica e planejada.

Você já conhece a Nortel? Temos um catálogo completo de itens e equipamentos para manutenção. Entre em contato com nossa equipe e garanta o pleno funcionamento do seu negócio!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!