• EPI
  • 3 de maio de 2021

O que são peças de stand-by e qual sua importância para o setor de manutenção?

Você sabe o que são peças de stand-by? Elas são fundamentais para o setor de manutenção e podem ajudar a indústria a se manter produtiva, principalmente se você anda enfrentando problemas com falhas e interrupções de suas máquinas e equipamentos.

Em um contexto de alta competitividade, ficar parado significa perder dinheiro, clientes e até credibilidade no mercado. Diante disso, não há dúvidas de que o tema seja relevante para o seu dia a dia. Então continue a leitura para conhecer melhor essas peças e suas características!

O que são peças de stand-by?

As peças de stand-by são equipamentos que exercem uma função crítica dentro de uma máquina. Ou seja, dão vida a ela, permitindo desempenhar suas funções de forma plena e eficiente.

Stand-by é uma expressão da língua inglesa que pode ser traduzida como “ficar em espera”. Sabendo disso, basta lembrar que esses itens existem com essa função: serem usados em casos de emergência, como uma falha no equipamento.

Portanto, estamos lidando com peças que têm uma função muito importante para a vida útil de suas máquinas e equipamentos. Afinal, sem esses componentes, o maquinário da indústria pode parar, prejudicando toda a produção. Confira alguns exemplos de peças stand-by:

  • cilindros hidráulicos;
  • comandos hidráulicos;
  • motores;
  • redutores.

Quais são as principais características dessas peças?

Agora que você já sabe o que são peças de stand-by, é importante conhecer melhor suas características. Isso porque elas são bem diferentes dos demais produtos existentes em um estoque e devem ser priorizadas na gestão de suprimentos.

Vale lembrar que os processos de manutenção industrial estão intimamente ligados ao correto funcionamento desses componentes. Entenda mais sobre isso a seguir!

Não são descartáveis

Essas peças não são descartáveis depois do primeiro uso. Na prática, as peças de stand-by têm uma vida útil determinada por alguns fatores, como a utilização da máquina e o cumprimento do cronograma de manutenções.

Nesse caso, é importante que a empresa tenha um controle eficaz desses itens, mantendo todo o registro de intervenções realizadas.

Podem ser reformadas

Uma característica relevante das peças stand-by é que elas podem ser reformadas, o que ajuda a gerar economia para a indústria.

Como elas têm um alto custo de reposição, é comum que as empresas invistam nos processos de recuperação. Desse modo, é possível prolongar o uso dos itens sem que a performance da produção seja afetada. Pelo contrário, essa é uma atividade sustentável, vantajosa e estratégica.

Precisam ser controladas

Como já mencionamos, é muito importante que as peças de stand-by sejam bem gerenciadas dentro da empresa. O controle efetivo de todas as atividades, como trocas, reparos e descarte, faz toda a diferença para a produção industrial.

O ideal é que um software de gestão seja usado e que todos esses detalhes fiquem registrados. Dessa forma, nada passará despercebido.

Exigem cuidados extras no descarte

Em razão das características dessas peças, é preciso ter cuidados redobrados na hora de descartá-las. Em outras palavras, como existem produtos lubrificantes e altamente poluentes, a indústria deve pensar em uma estratégia que não desrespeite normas ambientais.

É importante dizer que ser uma indústria sustentável é uma das principais tendências para os próximos anos. O cuidado com a natureza é importante para o mundo e para a própria reputação da marca.

Peças de stand-by e componentes: quais as diferenças entre eles?

Depois de ler as informações acima, é provável que você esteja em dúvida sobre as diferenças existentes entre as peças de stand-by e os componentes. De fato, eles não são iguais e você precisa aprender a diferenciá-los em seu cotidiano.

O primeiro ponto a ser considerado é que esses dois elementos são partes distintas de um sistema mecânico. Explicando melhor, os componentes podem ser considerados peças primárias de um sistema, enquanto as peças de stand-by são equipamentos inseridos dentro de uma máquina.

Além disso, todo componente faz parte de uma peça de stand-by — afinal, ele nada mais é que a mínima parte do sistema de uma máquina. Portanto, você precisa entender que todas as peças de stand-by contêm componentes, porém nenhum deles é uma peça de stand-by.

Os rolamentos são um excelente exemplo de componente. Sua função é facilitar a rotação de objetos, reduzindo o esforço e a força necessários para sua locomoção. Também estão nessa lista os parafusos e engrenagens.

Qual a importância das peças stand-by para o setor de manutenção?

Quem atua na indústria sabe como a gestão da manutenção é fundamental para a operação, ajudando a reduzir custos e a melhorar os resultados alcançados. Mas você já parou para pensar em como as peças stand-by favorecem os trabalhos do setor?

As diferentes metodologias e técnicas aplicadas visando o melhor desempenho das máquinas, equipamentos e instalações precisam ser destacadas. Assim como os indicadores de manutenção, essas peças podem ajudá-lo a atingir os objetivos traçados. Confira!

Reduz riscos para a indústria

Em primeiro lugar, o gerenciamento adequado dessas peças reduz riscos para a indústria. Afinal, elas evitam que a produção seja interrompida por longos períodos, o que prejudicaria sua lucratividade e até o relacionamento com os clientes.

Diminui os gastos

Em segundo lugar, as peças de stand-by também contribuem para a redução de gastos no setor de manutenção. A explicação está no fato de que elas contribuem para o bom funcionamento das máquinas, aumentando sua vida útil e evitando desperdícios.

Ressalta-se que tais benefícios só serão alcançados quando a empresa se dedicar e fazer uma gestão eficiente desses itens. A falta ou o excesso dessas peças no estoque são situações que devem ser evitadas, principalmente porque geram riscos e prejuízos, como a interrupção das atividades.

Conseguiu entender o que são as peças de stand-by? Como vimos, elas são essenciais para os resultados da indústria, pois podem desencadear a parada de vários equipamentos por longos períodos. Por esse motivo, a gestão de suprimentos junto à gestão de manutenção precisam ser eficientes, estando sempre entre as suas prioridades

Precisa comprar peças para seu negócio? Entre em contato agora mesmo com a Nortel! Temos um mix de produtos completo para ajudar a indústria a manter sua produção ativa!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter