fbpx

Quais as principais causas de uma pane elétrica na indústria? Confira!

pane elétrica
20/09/2021

Quais as principais causas de uma pane elétrica na indústria? Confira!

É sabido que as instalações elétricas de uma indústria são extremamente importantes para um bom funcionamento dos processos. Já imaginou parar toda a produção, devido a uma pane elétrica? O prejuízo e os transtornos seriam grandes!

O fato é que os sistemas, equipamentos e materiais elétricos estão sujeitos a falhas, que podem causar a destruição total dos equipamentos e graves cortes de energia. Por esse motivo, é importante conhecer as principais causas dessas panes, suas consequências, a fim de encontrar as razões pelas quais o equipamento ou seus materiais falharam; e até mesmo substituí-los, caso seja necessário.

Neste post, mostraremos quais são as principais causas de uma pane elétrica no ambiente industrial, seus impactos, como evitar esse cenário e a importância de contar com produtos de qualidade. Continue a leitura!

Quais são as principais causas de uma pane elétrica no ambiente industrial?

São inúmeras as causas de uma pane elétrica em uma indústria. Aqui falaremos sobre algumas delas!

Cabos desconectados

Os cabos elétricos são grandes condutores de eletricidade e estão sujeitos a sofrerem risco de pane elétrica. Ela pode ser causada por cabos que estão desconectados, quando há atrito entre eles e também se tiverem algum tipo de contato com fontes de calor, como soldas.

O fato é que em uma fábrica o risco de pane é grande. Se os cabos elétricos estiverem desconectados e ainda perto de materiais inflamáveis, esse risco aumenta ainda mais, podendo causar também um grande incêndio.

Devido ao fato de a indústria ser mais suscetível a panes elétricas, é muito importante que os cabos elétricos fiquem protegidos com as soluções certas. Dessa forma, é possível dar mais segurança a essas peças, além de garantir que o sistema elétrico funcione perfeitamente.

Sobrecarga elétrica

Essa falha ocorre quando muitos dispositivos estão conectados a uma única tomada, o que faz com que a corrente conduzida pelos cabos seja maior do que deveria e causa superaquecimento na fiação, trazendo muitos danos e prejuízos.

A sobrecarga elétrica também se manifesta quando você conecta um equipamento e a energia é interrompida, porque há mais máquinas ou dispositivos eletrônicos conectados do que deveria.

Curto-circuito

O curto-circuito é um dos problemas mais comuns, tanto nas indústrias quanto em qualquer lugar que tenha eletricidade. Ele acontece quando uma corrente elétrica, com uma força maior do que o normal, passa pelo circuito, que não é capaz de suportar essa alteração e é inevitavelmente danificada. Nesse caso, podem ocorrer explosões, faíscas ou incêndio.

Geralmente, ele ocorre quando há uma má conexão elétrica, uma falha de isolamento, conectando dispositivos danificados ou usando cabos em mau estado.

Isolamento inadequado

Se o colaborador não isolar adequadamente os circuitos elétricos, resultará em lesões elétricas. Um ótimo exemplo dessa situação é se um eletricista receber um forte choque elétrico, fazendo a reforma de um prédio. Possivelmente, isso ocorreu devido ao fornecimento de energia elétrica não foi devidamente isolado e travado, causando o acidente.

Além disso, possivelmente não havia sistema de gestão para monitorar o isolamento do referido fornecimento. Como resultado, a empresa será processada e multada. As empresas precisam ter sistemas de segurança em eletricidade implantados, a fim de monitorar o isolamento dos circuitos elétricos.

Inclusive, os trabalhadores devem ter treinamento e experiência suficientes para saber como isolar, travar e testar o potencial de ausência de tensão nos circuitos, antes de iniciar o trabalho.

Mau contato

Em qualquer instalação elétrica é necessário fazer emendas para conectar todos os elementos que a compõem. Quando uma dessas emendas é de má qualidade, ocorre o que é conhecido como mau contato elétrico. Ele é uma conexão elétrica ruim, ou seja, a eletricidade não passa corretamente.

Se falamos em termos técnicos, um mau contato representa uma resistência ou oposição à passagem de corrente elétrica e normalmente são falhas na rede de transmissão e distribuição (na maioria das vezes em alimentadores paralelos) ocasionando aquecimento no local.

Quais são os impactos e prejuízos para a indústria?

Vamos imaginar que um trabalhador recebeu um choque de grandes proporções ao não saber como verificar as condições da rede elétrica do seu local de trabalho. A empresa não tomou as medidas cabíveis e não deu o treinamento necessário, levando o trabalhador a acreditar que não estava em perigo.

Os colaboradores daquele setor não receberam o devido treinamento e as instruções necessárias e o choque resultou na amputação dos braços do trabalhador. Com isso, a empresa receberá uma multa bastante elevada, por colocar a vida de seus funcionários em risco e poderá também ser processada por esse profissional que sofreu o acidente. Ou seja, o prejuízo será grande.

Essa é só uma situação que pode ocorrer, pois são inúmeras. No caso de haver uma pane elétrica, diversos equipamentos e o maquinário da indústria podem vir a queimar ou virem a apresentar grandes defeitos. Toda a produção ficará parada, até que tudo possa voltar ao normal. Outra situação que afetará significativamente nos lucros da empresa.

Por isso, é importante que os empregadores garantam que os métodos de trabalho, materiais e treinamento dos trabalhadores atendam aos padrões mínimos de segurança.

Como evitar esse cenário por meio de treinamento e automação?

Grande parte das causas de ocorrerem panes elétricas está diretamente relacionada ao treinamento dos funcionários e a qualidade da rede elétrica e dos produtos e equipamentos utilizados nela. Na maioria das vezes, os eletricistas envolvidos em acidentes elétricos estão mal equipados, mal preparados ou não receberam treinamento adequado para trabalhar com segurança e confiança na indústria.

Por exemplo: um trabalhador não treinado foi escolhido para trabalhar em um painel de controle elétrico. Como o trabalhador não foi treinado adequadamente, ele tentou trabalhar enquanto o painel ainda estava ligado, resultando em um curto-circuito. Isso ocasionou em queimaduras graves no rosto e nos braços. Consequentemente, o empregador será processado e multado.

Com treinamento adequado, esse trabalhador saberia como isolar o circuito antes de iniciar o trabalho, evitando por completo o acidente. Todos os responsáveis devem ser suficientemente treinados sobre como isolar, travar e testar o potencial de ausência de tensão antes de iniciar o trabalho, a fim de eliminar riscos.

Além disso, é essencial se atentar a automação e aos materiais utilizados para compor a rede elétrica da indústria. Com produtos de qualidade e profissionais bem treinados, será muito mais difícil ocorrer qualquer tipo de pane elétrica e acidentes graves com os colaboradores.

É primordial escolher materiais e acessórios elétricos que sejam certificados, de acordo com as normas de segurança e qualidade. Lembrando que a capacidade da instalação elétrica deve suprir as demandas da indústria e cada setor deverá apresentar a potência exigida de acordo com os equipamentos utilizados.

Por que é importante contar com produtos de alta qualidade na estrutura elétrica?

É preciso contar com produtos de alta qualidade na estrutura elétrica, a fim de evitar qualquer tipo de pane elétrica. Como sabemos, uma instalação eléctrica antiga ou composta por equipamentos pouco confiáveis ​​pode causar acidentes mais ou menos graves na sua indústria.

Equipamentos que não atendam aos padrões são a principal causa de acidentes nesse tipo de ambiente (eletrocussão, incêndio etc.). Seja um disjuntor, um soquete, uma lâmpada ou um conduíte, cada dispositivo que incorpora uma instalação elétrica do local deve estar em conformidade com a norma NR 10.

Ela foi criada devido ao crescente número de acidentes de trabalho relacionados à eletricidade. A sua devida aplicação protege a saúde dos profissionais, minimiza o risco de acidentes e garante a conformidade da indústria com a legislação. Além disso, reduz gastos, pois evita multas e diminui passivos trabalhistas.

Por fim, sem dúvida, a manutenção do sistema elétrico é a melhor solução para qualquer falha elétrica. Quando for adquirir novos componentes para sua instalação elétrica, é recomendado fazer regularmente um diagnóstico elétrico. Ele leva em consideração a segurança de sua instalação, bem como a compatibilidade de seu equipamento, dependendo das características de sua indústria.

No caso de ser necessário adquirir novos equipamentos, a Nortel Suprimentos é a melhor solução para sua indústria. Ela oferece os melhores produtos em automação, rolamentos, materiais elétricos, entre outros; além de treinamentos técnicos, que podem fazer toda a diferença no sistema elétrico da sua indústria.

Este post foi útil para você? Então, complemente sua leitura lendo também “Como escolher as melhores marcas de ferramentas elétricas? Veja!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!