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Você sabe o que é lead time em suprimentos?

Lead time suprimentos
10/03/2021

Você sabe o que é lead time em suprimentos?

Otimizar o lead time em suprimentos é um desafio constante na gestão de compras de uma empresa. É preciso equilibrar diversas variáveis e riscos para conciliar a agilidade nas entregas de insumos para a produção com os custos de transporte, estoque e dos suprimentos em si.

Neste artigo, vamos explicar para você o que é o conceito de lead time em suprimentos e por que é muito importante calcular e otimizar esse indicador para aumentar a eficiência dos processos industriais. Boa leitura!

O que é lead time em suprimentos?

O termo lead time nada mais é do que o tempo de aprovisionamento de um produto qualquer, desde o momento em que o pedido de compra é realizado até quando ele chega às mãos de quem o requisitou.

Se uma equipe de eletricistas pede para o setor de suprimentos um insumo básico, como um lubrificante puxa-cabos, o lead time é o tempo que se passa desde a efetivação do pedido até o momento em que os eletricistas estão com o material em mãos.

Quando o produto está em estoque, o lead time pode ser de horas ou até minutos. Mas se for preciso adquirir com um fornecedor, o processo pode levar dias, especialmente quando não existem contratos pré-estabelecidos e é necessário realizar orçamentos, pedir aprovações para as gerências das áreas envolvidas, dentre outros procedimentos burocráticos envolvidos.

Um lead time elevado é um problema em um conjunto de situações. Se falta uma matéria prima ou um suprimento básico em uma das pontas da linha de produção, também faltará o produto final na outra ponta. Por outro lado, apenas acumular estoques em uma tentativa de minimizar o lead time pode gerar custos extras com armazenamento, desperdício de materiais perecíveis e outros problemas.

E mesmo o lead time de um suprimento que não se aplica diretamente à cadeia produtiva pode ser a causa de problemas. No exemplo do lubrificante, a ausência do insumo pode travar o trabalho de manutenção elétrica e, consequentemente, retardar ou paralisar parte da operação em uma indústria.

Pior ainda: a lentidão pode induzir a equipe ao erro, como o improviso de um produto inadequado para o trabalho ou a execução de uma “gambiarra” elétrica, caminhos que aumentam os riscos de acidentes e prejuízos na empresa.

Como calcular o lead time de suprimentos?

O cálculo para o lead time de suprimentos é simples: o indicador corresponde à subtração da data de entrega do insumo ao utilizador pela data em que o pedido foi feito. Portanto, se a demanda chega ao setor de compras no dia 21/01 às 14h20 e o produto é entregue ao operacional no dia 23/01 às 9h40, o lead time será de 1 dia, 19 horas e 20 minutos, que é o resultado de 23/01 9:20:00 subtraído por 21/01 14:20:00.

Em algumas empresas, o cálculo final é expresso apenas em horas totais, para facilitar a compreensão do valor e a flutuação do indicador. Por outro lado, existem gestores que levam em consideração apenas o número de dias no lead time, arredondando as horas. Além disso, certos modelos de gestão de compras sugerem que o lead time final seja calculado apenas com as horas e dias úteis, desconsiderando feriados e horários em que a empresa está fechada.

Qual é a importância de otimizar o lead time?

Um controle eficiente do lead time de suprimentos é fundamental por 3 razões principais:

  1. mais agilidade nas entregas;
  2. redução de despesas no gerenciamento de estoque e outros custos logísticos;
  3. planejamento de demanda mais preciso.

Com um lead time menor, a fábrica consegue acelerar sua produtividade e garantir o cumprimento dos seus acordos com os clientes finais. Essa melhoria nos processos é algo que sempre deve ser buscado.

Um lead time curto também possibilita a otimização dos estoques e inventários. Armazenar materiais é algo custoso e que envolve riscos, desde incidentes inesperados como incêndios e alagamentos até o simples desgaste natural dos produtos. Estoques reduzidos são mais fáceis de serem administrados, menos onerosos e, no geral, mais efetivos.

Por fim, a mensuração regular e otimização do lead time dá à gestão uma ferramenta importante para o planejamento de demandas e o cálculo da capacidade produtiva da empresa, o que ajuda a entender melhor quando é possível aceitar um novo pedido e quando é melhor negociar prazos com os clientes.

Como otimizar o lead time de suprimentos?

O primeiro passo para a otimização é a mensuração. O lead time deve ser acompanhado sempre, para todos os insumos e suprimentos. Ao saber quanto tempo leva o ciclo de compras, é possível identificar os pontos de melhoria na cadeia de abastecimento.

Uma vez que o lead time é conhecido, é hora de dividir e saber quanto tempo é investido em cada subprocesso de compras e logística, buscando gargalos e entendendo onde estão os pontos de ineficiência.

Depois desse trabalho, a próxima etapa é saber quais são os riscos presentes nesses processos e como é possível mitigá-los, dando mais previsibilidade para o lead time. Muitas vezes existem fatores aleatórios e imprevisíveis, mas sempre é possível ter uma noção aproximada.

Por fim, trabalhe a gestão de fornecedores. É muito importante poder confiar nos seus fornecedores para garantir um lead time consistente e previsível. Uma possibilidade é contar com o apoio de um fornecedor integrador, que possa simplificar toda a cadeia de suprimentos e, inclusive, trabalhar in company, como a Nortel.

Por que ter uma loja in company da Nortel?

As lojas in company da Nortel são uma solução completa que simplifica a gestão de suprimentos para MRO na empresa. Em vez de quebrar a cabeça com estoques, transportes e esperas longas, o gestor pode contar com toda a infraestrutura logística nacional da Nortel para ter um lead time de suprimentos mínimo, reduzindo custos operacionais com fretes e otimizando o controle de compras.

A loja in company também é excelente para eliminar intermediários no processo de compras de suprimentos, agilizando o acesso dos itens para quem realmente precisa deles. Quer saber como ter uma loja in company da Nortel na sua empresa? Fale conosco!

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