fbpx

Quais são os benefícios da iluminação de LED para as indústrias?

iluminação de led
19/05/2021

Quais são os benefícios da iluminação de LED para as indústrias?

Você já deve saber que os gastos com energia elétrica no setor industrial são altos. Exatamente por isso, é preciso pensar em alternativas mais econômicas e sustentáveis, como a iluminação de LED.

A verdade é que investir em um bom projeto luminotécnico e em ferramentas mais modernas são os primeiros passos para reduzir custos. Como bônus, o negócio ainda ganha em eficiência e desfruta de diversos benefícios.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda como a iluminação de LED pode favorecer a indústria do futuro!

Conheça os benefícios da iluminação de LED

Para tirar o máximo proveito deste post, é importante que você entenda o que é a tecnologia LED. Afinal, quase todo mundo já a conhece, mas não entende seu funcionamento e o porquê de ser tão inovadora.

A sigla LED vem do inglês “Light Emitting Diode”, cuja tradução é “diodo emissor de luz”. Ainda confuso? O diodo nada mais é que o principal componente eletrônico dessa tecnologia. Ele é formado por cristais de silício e germânio e consegue gerar luz com baixo consumo de energia elétrica.

Normalmente, as fontes de iluminação que se baseiam nesse material contam com uma fita de LED. É ela que faz a transmissão da energia elétrica a pequenos e eficientes pontos de luz. Assim, essa tecnologia traz benefícios reais para os diversos ambientes industriais. Veja!

Redução de custos

Ao investir em lâmpadas e luminárias LED, apesar do custo inicial, a indústria consegue reduzir consideravelmente sua conta de energia elétrica. Além disso, por ser mais durável, é possível minimizar a inatividade dos colaboradores e da produção, sobretudo, com um planejamento de manutenções.

Mais segurança para a fábrica

É interessante lembrar que todo estudo de eficiência energética com LED vem acompanhado de um projeto. Esse estudo, além da economia já mencionada, visa corrigir os níveis de iluminação do ambiente, atendendo às normas e deixando-o mais seguro e confortável. Sem dúvida, isso reduz o estresse e o número de acidentes por má visibilidade.

Eficiência energética

Ao investir na iluminação industrial, a empresa se aproxima de alcançar a eficiência energética. Afinal, o recurso tem uma excelente relação de quantidade de lumens por watts, o que faz com que ela ilumine mais, gastando menos.

Sustentabilidade

A iluminação de LED é indispensável para a conquista de uma indústria sustentável, pois as lâmpadas com essa tecnologia são econômicas, duráveis e muito mais eficientes que as comuns. Além disso, elas não têm metais pesados, como o mercúrio, em sua fabricação, o que torna o seu descarte mais limpo.

Entenda a relação entre controle da iluminação e projetos luminotécnicos

Como é possível perceber, não dá para a ignorar a importância da iluminação ideal para indústria, não é mesmo? Ela é fundamental para uma linha de produção equilibrada e contínua, tendo, ainda, impactos sobre o orçamento da empresa.

Nesse sentido, é válido destacar a relação existente entre o controle da iluminação e os projetos luminotécnicos. Fazer esse investimento reduz os índices de interrupções nos trabalhos, diminui gastos com pessoal e contribui para a eficiência energética.

Quando bem estruturado, esse projeto também favorece a economia, pois consegue mapear as necessidades de cada setor. Um almoxarifado, por exemplo, precisa de menos luz do que o escritório e a área onde as máquinas estão localizadas.

Além disso, ele facilita a gestão de atividades e fornece relatórios sobre o uso da iluminação. Outro benefício importante é a aumento da sustentabilidade na fábrica, especialmente com a redução de carbono.

Em resumo, a indústria que automatiza sua iluminação por meio de um bom projeto experimenta inúmeros benefícios. Naturalmente, a tecnologia LED faz parte de tudo isso, pois é uma alternativa mais sustentável e econômica.

Indústria do futuro: descubra a iluminação com tecnologia Wi-Fi

A transformação digital nas indústrias já é uma realidade e você, provavelmente, já se deparou com alguma das inovações que ele proporciona. E a iluminação com tecnologia Wi-Fi, já ouviu falar?

Quando a ideia de um computador acessar a internet sem a necessidade de fios surgiu, muita gente duvidou. Acontece que essa tecnologia evoluiu e se popularizou rapidamente, aliás, já está sendo adaptada para diversos recursos, como a iluminação.

A iluminação Wi-Fi é um ótimo exemplo de como a tecnologia é uma aliada do homem e das empresas. As lâmpadas são inteligentes, podem ser acesas e apagadas com uma simples palmada e contam com um controle de cor e intensidade por meio de aplicativos.

Sabe o que isso significa? As chances de esquecer luzes acesas na empresa e desperdiçar energia são mínimas. Além disso, é possível automatizar a gestão da iluminação e garantir sempre a sua máxima eficiência.

Um futuro ainda mais inovador: a iluminação Li-Fi e suas vantagens

Se o Wi-Fi já era um conceito inovador, você se surpreenderá com o Li-Fi. Essa nova tecnologia usa a luz para transmitir dados em alta velocidade. Isso mesmo! Enquanto o primeiro se baseia nas ondas de rádio, o segundo usa as lâmpadas de LED para a transmissão de informações.

Com essa inovação, a iluminação de LED assume um novo papel nas residências e empresas. Ela permitirá o envio de dados e a conexão à Internet, por exemplo.

Mas esse não é o seu único benefício. Outro ponto positivo é a sua capacidade de ser usada em locais sensíveis às ondas eletromagnéticas, como em hospitais, indústrias e usinas nucleares.

Além disso, ela consegue ser mais segura e dificulta a ação de hackers. Afinal, enquanto o Wi-Fi pode continuar visível fora da empresa, a Li-Fi não atravessa parede, mantendo a rede protegida dentro do ambiente.

Veja as vantagens da automação na indústria

Para finalizar este post, gostaríamos de destacar as vantagens de se automatizar a iluminação da fábrica. As tecnologias da indústria estão aí para serem usadas, e seu negócio não pode ignorar tais benefícios.

No caso do projeto luminotécnico, a automação é uma estratégia importante para a melhoria da rotina industrial, capaz de gerar inúmeras vantagens, como:

  • eficiência energética;
  • maior economia;
  • segurança industrial;
  • maior durabilidade do sistema.

Lembrando que a automação da iluminação deve ser conduzida de maneira estratégica, com a ajuda de profissionais especializados no assunto. Afinal, existem regras e detalhes que precisam ser mapeados, caso contrário, os resultados não serão satisfatórios.

A Nortel oferece esse serviço com qualidade e responsabilidade. Além de prestarmos consultoria na área, elaboramos e auxiliamos a implementação de projetos luminotécnicos. Tudo para que a indústria tenha mais eficiência no uso da energia elétrica.

Agora que você já sabe de tudo isso sobre a iluminação de LED, fica fácil concluir que inovar é uma decisão estratégica. Aliás, com lâmpadas mais modernas e econômicas, sua indústria dará um importante passo rumo à eficiência energética e ao crescimento no mercado.

Quer falar mais sobre o assunto? Entre em contato com a Nortel e descubra como melhorar a iluminação em sua empresa!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!