Gestão de compras e suprimentos: como otimizar o processo e reduzir custos?

Gestão de compras e suprimentos

Gestão de compras e suprimentos: como otimizar o processo e reduzir custos?

Seu negócio dá a devida atenção à gestão de compras e suprimentos? Muitas empresas estão tão preocupadas com as vendas, que acabam deixando de lado esse processo. Quando isso acontece, os problemas e dificuldades para crescer logo surgem.

Erros na hora de comprar suprimentos MRO podem paralisar a produção, elevar gastos com estoque, causar rupturas nas gôndolas e afetar a imagem empresarial. As consequências são bem sérias, não é mesmo?

A boa notícia é que existem algumas práticas que podem tornar esse gerenciamento mais eficiente e produtivo. Confira!

Como identificar falhas no processo de compras?

O primeiro passo para fazer compras acertadas é identificar as falhas que podem comprometer seus objetivos. Afinal, certos hábitos prejudicam todo o processo e aumentam os custos da empresa.

Partindo dessa premissa, trouxemos algumas dicas que podem ajudar você a visualizar melhor esses erros e, claro, a evitá-los. Acompanhe!

Fique atento à seleção de fornecedores

A escolha dos fornecedores é um ponto crítico da gestão de compras e suprimentos. Encontrar parceiros com credibilidade, comprometidos, pontuais e de qualidade nem sempre é tão simples.

O ideal é observar com atenção essas relações e conferir se os fornecedores cumprem com o contratado. Atrasos nas entregas, itens de baixa qualidade, falta de comunicação e preço incompatível com o mercado são sinais de alerta.

Use indicadores de desempenho

Você faz uso de indicadores de desempenho? Eles podem ser úteis na hora de identificar falhas no processo de compras. Afinal, ajudam a monitorar as atividades e verificar se tudo está saindo conforme planejado. Confira alguns exemplos interessantes:

  • saving — mensura o ganho da empresa com a compra;
  • evolução de preço — verifica as oscilações de valores durante os processos de compra;
  • custo dos suprimentos — avalia o percentual que eles têm nas vendas da empresa.

Aposte na integração

O setor de compras precisa estar alinhado com os demais, como vendas, financeiro e estoque. A troca de informações entre eles permite a rápida identificação de falhas e, consequentemente, a sua correção imediata.

Como otimizar o processo e reduzir custos na gestão de compras?

As empresas mais inovadoras já entenderam a importância de otimizar a gestão de compras. Isso porque as melhorias obtidas nessa área proporcionam estoques equilibrados, qualidade dos produtos e um bom faturamento.

Na prática, o processo é vital para a competitividade empresarial e deve ser levado muito a sério. A seguir, reunimos as melhores práticas para quem precisa aprimorá-los e alcançar uma expressiva redução de custos.

Alinhe as compras com a demanda do consumidor final

Todo o processo de compras deve ser coerente com a demanda do consumidor final. De nada adianta colocar nas prateleiras itens que ele não deseja e deixar faltar aquilo que ele mais procura, não é mesmo?

Por isso, colete informações e se esforce para que as compras de suprimentos atendam às necessidades do mercado. Ou seja, o gerenciamento de estoque deve ser inteligente e estratégico.

Monitore os produtos e processos

É importante ter em mente que as compras representam um custo para a empresa. Entretanto, isso não significa que o gestor deva buscar os produtos de menor preço. Afinal, “o barato pode sair caro”.

Ter atenção à qualidade dos insumos e da mercadoria final é essencial. Sendo assim, é importante monitorar os produtos e processos, verificando sua eficiência e adequação às necessidades da empresa.

Além disso, para evitar o desperdício de recursos, o setor deve fazer o acompanhamento dos itens em estoque e definir quais deles são essenciais para a performance do negócio.

Compare preços e negocie

Conforme dito, as compras estão entre os principais custos de uma organização. Exatamente por isso, o gestor deve adotar o hábito de comparar preços e negociar.

Crie um modelo de consulta de fornecedores, automatizando processos. Assim, é possível realizar análises mais rápidas e concluir negociações interessantes para todos os envolvidos.

Conheça bem seus fornecedores

Já dissemos que os fornecedores são um elemento indispensável para o funcionamento da empresa e para o próprio setor de compras. Como são responsáveis por entregar os insumos e produtos necessários, é importante conhecê-los bem.

Em resumo, estamos falando que você precisa fazer uma pesquisa de mercado e verificar alguns detalhes de seus fornecedores, como:

  • tempo de atuação no mercado;
  • credibilidade;
  • avaliação de outros clientes;
  • mix de produtos;
  • capacidade técnica e financeira para cumprir o contrato.

Como a tecnologia pode otimizar os processos de gestão de compras?

Gostou das dicas apresentadas? De fato, elas podem mudar os rumos do seu setor e garantir uma gestão de compras muito mais eficiente. No entanto, existe um fator que merece destaque: a tecnologia.

Em tempos de Indústria 4.0, ela é a grande aliadada dos negócios que precisam melhorar a performance das compras e garantir um estoque equilibrado à demanda do mercado. Na verdade, muitas das dicas apresentadas só conseguem ser implementadas com o auxílio de recursos tecnológicos, como um bom software de gestão integrado, ou ERP.

Por esse motivo, é interessante estudar a aquisição de ferramentas automatizadas. Vale lembrar que a tecnologia está em constante evolução e atenta às principais demandas empresariais. A ideia é assegurar um cotidiano mais eficiente e produtivo, além de proporcionar redução de custos e melhorar os resultados de todos os setores.

Já pensou em fazer compras online, acompanhar as entradas e saídas do estoque com poucos cliques ou monitorar a entrega de cargas? Esses são apenas alguns exemplos de como é possível se modernizar, otimizar os processos e conquistar suas metas.

A gestão de compras e suprimentos é estratégica para a redução de custos e o sucesso de qualquer empresa. Trouxemos dicas e informações que podem ajudar você a otimizar esses processos e conquistar bons resultados no dia a dia.

Como responsável pelas compras, é seu papel evitar a escassez de produtos e reduzir o índice de capital imobilizado. O desafio é grande, mas está longe de ser impossível de ser alcançado. Basta apostar nas estratégias corretas!

Este artigo foi útil para você? Então, temos um convite a fazer: assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de tudo o que postamos em nosso blog!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!