• EPI
  • 2 de junho de 2020

Como fazer o gerenciamento de estoque de itens indiretos na indústria?

Se a sua linha de produção parar de funcionar por falta de um item de MRO (Manutenção, Reparo e Operação), você imediatamente se sentirá responsável por não acompanhar o gerenciamento de estoque, concorda?

Portanto, saiba que é possível otimizar essa ação e, assim, produzir benefícios significativos para a indústria por meio de processos planejados. Afinal, peças de reposição críticas devem estar disponíveis o tempo todo, na quantidade necessária.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de gerenciar o estoque da maneira correta, como isso contribui com a área de compras, dicas para uma boa gestão e o apoio de fornecedores integradores. Continue a leitura!

Qual a importância de gerenciar o estoque corretamente?

As despesas de MRO geralmente não são as maiores da fábrica, mas sabe o que pode acontecer se o estoque for mal gerenciado? Se você ficar sem um disjuntor, ferramenta ou elemento vital usado no equipamento que faz parte do processo de fabricação, a sua linha de produção poderá ser interrompida imediatamente.

Nesse caso, os prejuízos são enormes, porque os funcionários ficam parados, a entrega dos clientes atrasa, a receita cai etc. O gerenciamento eficiente de todos os bens deve ser a preocupação de todo empreendedor, pois o estoque afeta diretamente os lucros.

Como o gerenciamento de estoque de MRO contribui com a área de compras?

Uma das principais vantagens de organizar o estoque de itens MRO é, sem dúvidas, economizar dinheiro ao mesmo tempo que garante a quantidade correta de produtos, no lugar e na hora certos.

É uma excelente estratégia para melhorar o fluxo de caixa e a lucratividade, pois evita indesejáveis desperdícios com compras não planejadas. Ou seja, com o armazenamento em ordem, é possível identificar o que precisa solicitar ao fornecedor a tempo de não faltar, e o que não tem necessidade de adquirir naquele momento.

O departamento de compras também desempenha um papel importante na seleção e implementação de sistemas de gestão ERP (Enterprise Resource Planning ou software integrado) de controle de estoque e outras tecnologias que visam melhorar a eficiência da gestão de estoque.

Assim, a análise preditiva traz confiança para manusear os níveis de estoque, aumentar ou não itens de segurança e promover estratégias “just in time” para otimizar espaço, tempo e fluxo de caixa a fim de assegurar que o capital não seja desnecessário.

Como gerenciar o estoque de itens indiretos?

Confira as seguintes dicas para você colocar em prática na sua fábrica.

Mantenha as peças certas em estoque

A segurança do depósito é um requisito básico para um programa de gerenciamento de estoque válido. O acesso ao armazenamento precisa ser limitado, e os funcionários responsáveis devem entender a importância de documentar as peças removidas do estoque nos turnos de folga.

Os itens retirados do estoque que não são documentados são apenas um exemplo de causa de produtos ausentes. Erros, como dados digitados incorretamente, podem ocorrer durante o processo de organização e causar extraviamento. Portanto, dê prioridade à organização.

Armazene as peças MRO corretamente

O armazenamento inadequado de algumas peças sobressalentes de MRO pode fazer com que falhem ou não tenham o desempenho esperado quando colocadas em serviço. Motores elétricos grandes são um exemplo de um componente extra que precisa de um programa de manutenção preventiva documentado e programado.

Isso ajuda a reduzir o potencial de danos aos conjuntos de rolamentos por vibração e corrosão estática. A vibração ocorre com a passagem de equipamentos e outras fontes na área, causando falsos brinelamentos (depressões artificiais) na pista de rolamento nos motores. Uma maneira de evitar isso é lubrificar a área antes de armazenar e fazer a manutenção preventiva programada.

Mantenha a localização central do estoque

É melhor armazenar suprimentos de MRO em um local central em cada instalação, em vez de mantê-los em vários ambientes não identificados. Por isso, é bom ter sistemas de computador para rastrear, gerenciar e controlar os equipamentos mais importantes.

Por meio de dados de uso e custos de transação, é possível flexibilizar o estoque de MRO de acordo com os padrões de desempenho da cadeia de suprimentos.

Como fornecedores integradores podem contribuir para o controle de estoque?

Ao adquirir suprimentos de manutenção, reparo e operações, existem muitos fatores que podem ditar a maneira como o suprimento é tratado. As necessidades de abastecimento são diferentes e imprevisíveis, uma vez que em um momento você pode precisar de ferramentas como disjuntor de motor e, no próximo, equipamentos para manter os trabalhadores em segurança ou contatores AF.

Com todas as diversas categorias de MRO, é fácil ter pedidos de muitos fornecedores apenas para obter as classificações específicas de produtos necessários. No entanto, se você seguir o caminho certo, poderá encontrar maneiras de aproveitar o potencial das compras de um único fornecedor que transporta todos os produtos que atendem aos requisitos do seu negócio.

Existem muitos benefícios na consolidação de suas compras de MRO em uma única fonte. Veja a seguir.

Custo

Talvez o benefício mais notável seja o de economizar dinheiro. Os custos de envio serão consolidados em uma única organização em vez de ter que lidar com várias despesas de envio de diferentes fornecedores. Também é mais provável que você seja elegível para opções de remessa em massa ou até com custos de frete mais baixos se conseguir totalizar todos os suprimentos de MRO em um único pedido.

Tempo economizado

Se puder comprar todos os suprimentos de MRO de uma única fonte, o tempo será economizado de várias maneiras. Você pode fazer todas as suas seleções de produtos em um único site, e basta digitar suas informações de remessa e cobrança uma única vez para todas as suas necessidades.

Credenciais de login

Ao precisar apenas de um único nome de usuário e senha para sua compra, é eliminada a necessidade de ter várias credenciais para sites diferentes, poupando ao usuário a dor de cabeça de ter que acompanhar logins diferentes.

Atendimento ao cliente

Se surgirem problemas de pedidos, em vez de ter que lidar com dezenas de fornecedores, você terá apenas um. Você ainda terá uma experiência muito mais pessoal.

Transações em andamento

Se você precisar fazer um pedido novamente ou fazer um pedido rápido de produtos, poderá extrair tudo diretamente de sua conta, visualizando seu histórico de pedidos e outras informações.

No mundo movimentado de hoje na área de compras, fatores como esses fazem a diferença para manter o gerenciamento de estoque organizado. Embora o setor de suprimentos industriais esteja sempre evoluindo, nada melhor que ter um fornecedor parceiro para suprir as necessidades do negócio.

Quer receber outros artigos com dicas úteis para você colocar em prática? Assine gratuitamente a nossa newsletter e enviaremos para o seu e-mail!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter