fbpx

Ficha técnica de produto: como pode ajudar no controle de qualidade?

ficha técnica de produto
06/09/2021

Ficha técnica de produto: como pode ajudar no controle de qualidade?

A ficha técnica é um documento essencial para a produção industrial, pois nela estão todos os dados sobre como serão produzidos os itens. Na prática, é um importante registro que precisa ser montado para o sucesso das indústrias. Ele vai guiar os processos produtivos e os procedimentos de controle de qualidade para que a organização tenha bons resultados.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é e a importância de uma ficha técnica de produto para o controle de qualidade. Além disso, vamos apresentar os conceitos referentes a esse documento e mostrar como ele pode ser elaborado. Aqui, você vai descobrir como o uso desse registro pode gerar diversos benefícios para a indústria e quais são eles.

Gostou do tema? Então continue lendo e veja como fazer uma ficha técnica e complementar as suas informações!

O que é uma ficha técnica?

Uma ficha técnica é uma espécie de tabela onde são listados todos os insumos e passos necessários para a realização de um processo ou a preparação de determinado produto. Ela é muito utilizada em indústrias de todos os portes e que atuam em diferentes ramos de atuação. As informações dessas soluções inteligentes devem ser objetivas.

Na ficha técnica, podem ser registrados o nome do item, os custos dos insumos, o tempo de execução, os fornecedores, os equipamentos utilizados, as possíveis perdas, a mão de obra, o custo final, as especificações de armazenamento, os impostos, a quantidade, os encargos, os custos administrativos, as imagens, as instruções especiais, os suprimentos, entre outras informações relevantes para a produção.

Esse documento é um guia que indica as matérias-primas usadas para a fabricação dos produtos, a quantidade ideal, o modo de execução do processo produtivo e todas as etapas que serão realizadas até se obter o produto final. Ele padroniza a produção para que todas as mercadorias sejam feitas da mesma maneira, de acordo com as descrições do registro.

Qual é a sua importância para o controle de qualidade?

A ficha técnica é muito importante para o controle de qualidade porque ela padroniza a produção, e os colaboradores seguem um padrão determinado. O registro facilita a realização das auditorias internas que fiscalizam as indústrias para controlar as características positivas dos produtos. Com essa ferramenta, o gestor consegue obter a previsão das compras e dos gastos.

O documento conta com uma lista de insumos que serão usados, aponta o preço de todos eles e prevê os custos para a indústria. Ele possibilita a redução dos desperdícios e a eliminação de refugos decorrentes de falhas na produção. Sendo assim, favorece a rentabilidade do empreendimento e a criação de novas estratégias de aprimoramento dos processos.

Como fazer uma ficha técnica?

As fichas técnicas contêm as especificações de determinado processo ou produto. Elas são confeccionadas com objetivos distintos e podem ser usadas para a gestão dos departamentos. Existem dois tipos de documentos, e cada um deles é mais apropriado para um propósito específico. Veja, a seguir, como fazer uma ficha técnica operacional ou gerencial!

Ficha técnica operacional

A ficha operacional é utilizada para detalhar o processo operacional dos produtos oferecidos pela indústria aos seus clientes. Nela, são incluídas unidades de medidas de insumos e todas as informações necessárias para a produção de um produto. No documento, são especificadas todas as fases do processo produtivo do item para evitar falhas operacionais.

As informações da ficha técnica operacional devem ser seguidas à risca durante todas as etapas da produção que levarão à preparação final do produto. O documento precisa ser bem específico, apontar o tempo necessário em cada fase e todos os passos que devem ser realizados. Os dados desse registro já foram testados com antecedência e não podem ser alterados.

Por essa razão, as instruções são claras e objetivas para que todos os colaboradores consigam compreendê-las e segui-las. Se um profissional faltar ao trabalho, outro poderá ocupar o seu lugar e dar continuidade ao processo de produção sem encontrar qualquer dificuldade. Os resultados serão sempre idênticos, não importa quem esteja realizando as atividades.

Ficha técnica gerencial

A ficha técnica gerencial é o oposto da operacional. Ela procura especificar os custos de cada insumo que será utilizado no processo produtivo. O documento contém o detalhamento do preço dos itens, o custo da produção e informa todos os recursos financeiros que serão utilizados para produção do produto final. Portanto, é essencial para a gestão das despesas.

Esse registro conta com a precificação detalhada para facilitar a definição dos custos fixos que a indústria obtém. A partir dessas informações, os gestores conseguem formar os preços de venda dos produtos. O detalhamento de despesas fornece dados relevantes para definir a margem de lucro e outros indicadores financeiros importantes.

O registro também é utilizado para a compra de insumos e deve ser visualizado apenas pelo time gerencial da indústria. Ele é essencial para os gerentes de compras e administradores do negócio, e suas informações não são do interesse da equipe operacional. Essa ficha revela também os lucros que serão obtidos com cada produto e a matéria-prima utilizada.

Quais são os benefícios de usar a ficha técnica?

O uso da ficha técnica traz uma série de benefícios para as indústrias que a utilizam. A principal vantagem é a padronização que essa ferramenta gera e ajuda a desenvolver um padrão de qualidade. Diante disso, os colaboradores conseguem aumentar a sua produtividade, e a indústria ganha competitividade diante de seus concorrentes.

A utilização da ficha técnica nas indústrias contribui para o desenvolvimento e a manutenção de boas práticas durante as rotinas de trabalho. O registro também possibilita a implementação de checklist e facilita a realização das auditorias. Além do mais, o documento traz informações técnicas relevantes para eliminar erros e desperdícios na produção.

Como a Nortel Suprimentos pode ajudar?

A Nortel Suprimentos fornece várias soluções que são tendências para seus parceiros, pois atua em diversos segmentos do mercado, por exemplo, Datacom, ferramentas e suprimentos na categoria de manutenção, reparo e operação. A empresa também oferece serviços e treinamentos, bem como consultorias na área automação de processos de gestão.

Agora você já sabe o que é ficha técnica de produto e entende como ela pode ajudar no controle de qualidade! Saiba que a Nortel Suprimentos pode ajudar a sua empresa de diversas maneiras, pois é especializada na comercialização de itens MRO para garantir o sucesso de suas parceiras. Ela faz parte do grupo Sonepar que é líder mundial em sua área de atuação.

Quer saber mais sobre as soluções da Nortel Suprimentos? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!