Compras online B2B e Covid-19: garantindo os melhores itens indiretos para a sua indústria

compras online b2b

Compras online B2B e Covid-19: garantindo os melhores itens indiretos para a sua indústria

Apesar do cenário conturbado e das dificuldades geradas pela Covid-19 nos mais diferentes setores, muitas empresas ainda permanecem em atividade, demandando materiais de MRO para dar suporte às suas operações e conseguir atender com qualidade e eficiência o mercado em um momento tão sensível.

Entretanto, em razão das restrições de circulação impostas em diferentes localidades, gerentes da indústria têm sentido a necessidade de adotar alternativas para conseguir suprir suas demandas de materiais de MRO e manter as atividades em ordem. Uma das estratégias adotadas é a utilização das compras online B2B.

Embora as compras online tenham crescido bastante no Brasil nos últimos tempos, existem algumas questões que precisam ser consideradas na hora do fechamento de negociações nesse formato, sobretudo quando se negocia com novos fornecedores e não se tem tantas referências sobre a qualidade e procedência daquilo que se está adquirindo.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para orientar você sobre como proceder em compras online B2B de materiais de MRO. Continua a leitura e saiba como garantir os melhores itens indiretos para a sua indústria!

O que são produtos MRO?

Antes de falarmos sobre a compra de materiais de MRO, é importante que entendamos sobre o que, de fato, estamos nos referindo. A sigla MRO significa “Manutenção, Reparo, Operações”. Ou seja, ela engloba todos aqueles materiais e insumos indispensáveis para empresas, no que diz respeito às atividades de manutenção, reparos e de suporte às suas operações.

Entre os materiais de MRO se inserem itens de grande relevância, muitos deles obrigatórios, como equipamentos de segurança do trabalho, os conhecidos EPIs. Além deles, existem aqueles itens necessários à manutenção das operações da indústria, como insumos eletrônicos, ferramentas, rolamentos e materiais elétricos.

Os materiais de MRO, na prática, estão diretamente associados às operações das empresas, isso em termos de segurança, performance e produtividade. Por exemplo, a simples escolha dos comunicadores certos para necessidade do negócio pode afetar a produtividade das equipes e os resultados da empresa. Por essa razão, a qualidade e disponibilidade de materiais como esse são atributos que precisam se avaliados com muita atenção, pois interferem em questões como desempenho e custos.

Quais os desafios das compras online durante a crise do Covid-19?

Um dos efeitos mais visíveis da pandemia está relacionado com a oferta de produtos no mercado e, também, com as questões logísticas. Em razão das restrições impostas, o comércio tradicional acabou enfraquecido, gerando um crescimento do mercado online, em contrapartida. Para se ter uma ideia, as compras online registraram um aumento de até 40%, em razão da Covid-19.

Assim, devido à alteração na oferta de produtos e serviços, muitas empresas estão tendo que negociar com novos fornecedores para que consigam manter suas operações em ordem. No caso da aquisição de materiais de MRO, uma saída tem sido focar nas compras online B2B, em e-commerces especializados em itens diretos, o que se torna um grande desafio, já quem nem sempre é possível atestar a procedência dos materiais.

Como destacado, os materiais de MRO são itens de grande importância para o sucesso operacional da indústria, estando diretamente associados à qualidade do seu processo produtivo. Por essa razão, o processo de compra desses produtos precisa ser muito bem estruturado, a fim de que os melhores itens sejam adquiridos.

Nesse sentido, há uma série de cuidados e boas práticas que gestores, gerentes e líderes podem adotar na hora de realizar compras online. A exemplo, o cadastramento de fornecedores e distribuidores desse material é uma estratégia altamente recomendada, pois permite formular um histórico de relacionamento com empresas parceiras, aumentando o rigor das negociações e a qualidade dos insumos.

Quais critérios avaliar no momento da compra de materiais de MRO?

Mais uma vez, deixamos claro a importância que a qualidade dos materiais de MRO têm sobre as atividades e os resultados da indústria, destacando que as compras desses itens devem prezar por esse atributo, quer sejam realizadas de maneira tradicional, quer sejam feitas por meio online — como tem se tornado tendência no atual cenário.

Dito isso, é fundamental que os responsáveis pelas compras da indústria se atentem aos critérios adequados na hora de negociar e fechar compras B2B, garantindo que as empresas com as quais se transaciona estão preparadas para entregar os melhores itens, em conformidade com o padrão exigido. A seguir, listamos alguns dos critérios mais importantes. Vejamos!

Existência de certificações

Quando se trata da aquisição de materiais de MRO, em que muitos deles precisam seguir padrões mínimos de qualidade e eficácia — a exemplo da validação de proteção auditiva em EPIs —, a indústria precisa ter uma atenção redobrada a esse quesito, avaliando se os insumos fornecidos por empresas parceiras atendem à normatizações e padrões internacionais, por exemplo.

Para isso, a forma mais segura de se atestar a procedência do material de MRO é a partir das suas certificações. Estas funcionam como um controle de qualidade, garantindo que os produtos estão em conformidade com os padrões exigidos por agências reguladoras e entidades especializadas na testagem e verificação.

Atuação em parceria com marcas globais

Outro cuidado que pode aumentar a segurança das compras online e garantir a procedência dos produtos adquiridos é a verificação das marcas com as quais o fornecedor trabalha. Nesse ponto, por exemplo, uma recomendação importante é buscar marcas globais, cuja qualidade já seja reconhecida no mercado.

A lógica, aqui, é bastante simples: marcas de grande aceitação e de atuação global tendem a apresentar um alto padrão de qualidade, estando em conformidade com as exigências do mercado e das normas que eventualmente possam regulá-lo.

Reputação da empresa no mercado

A reputação da empresa com a qual se negocia é, sem dúvida, um dos critérios mais importantes a ser considerado no momento da compra de materiais de MRO. Além de estar intimamente relacionado com a questão da qualidade, a reputação da empresa indica a sua solidez e profissionalismo dentro no mercado.

Dessa forma, por exemplo, é possível reduzir os riscos de problemas com o fornecimento de produtos tão importantes, como atrasos e cancelamentos nas entregas.

Por fim, um ponto que merece total atenção dos gerentes de compras da indústria é a questão do preço dos materiais. Em muitos casos, o principal indicador utilizado para o fechamento de compras online B2B acaba sendo o valor dos itens, uma ação totalmente desaconselhável.

O preço não pode ser o único critério para a decisão de compra, pois, como deixamos claro, a qualidade dos insumos, a reputação do fornecedor e os seus diferenciais precisam também ser considerados. Do contrário, a indústria pode acabar adquirindo produtos de baixa qualidade, colocando em risco seus processos, a segurança dos colaboradores e a sua imagem no mercado.

Agora que você já sabe quais são os cuidados a serem adotados para se fazer compras online B2B de materiais de MRO, não pare por aqui. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e contribua com outros profissionais!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!