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8 vantagens das plataformas digitais no processo de compras B2B

compra b2b
30/11/2020

8 vantagens das plataformas digitais no processo de compras B2B

O avanço tecnológico está em diversos setores da economia, o que inclui a compra B2B. É comum empresas terem relações comerciais e atuarem como fornecedoras de produtos e serviços entre si. Por isso, o uso de plataformas digitais se tornou importante para facilitar as transações.

Com a intensificação da transformação digital por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a busca por mais agilidade, eficiência e comodidade no processo de compras online corporativas passou a ser ainda mais intenso. Afinal, a necessidade de reduzir custos se tornou uma iniciativa ainda mais importante para a sustentabilidade do negócio.

Neste post, destacaremos 8 vantagens de apostar em plataformas digitais para a aquisição de itens necessários para o funcionamento das empresas. Confira!

1. Maior facilidade para comparar preços

Ao apostar em uma plataforma de compra B2B, uma empresa tem mais facilidade ao pesquisar o mercado. Em vez de envolver vários funcionários para consultar, por telefone, os preços de mercadorias, uma empresa pode verificar, com extrema agilidade e praticidade, os valores praticados por vários fornecedores em relação a um item.

Outro ponto que merece destaque envolve a facilidade de selecionar diversas empresas em um marketplace. Esse aspecto facilita bastante a escolha da companhia que apresenta produtos de boa qualidade, com preços competitivos.

Usar a tecnologia de forma inteligente contribui não apenas para encontrar parceiros de negócios mais rentáveis, mas também, para aumentar a produtividade da equipe. Um dos motivos é que os funcionários poderão fazer outras atividades, porque executarão a tarefa de comparar os preços de maneira mais rápida.

2. Foco da experiência de compras na empresa consumidora

A melhoria contínua é um fator cada vez mais importante na rotina das corporações. Uma prova disso é que também faz parte do processo de compra B2B, pois é necessário priorizar a experiência do cliente para aumentar o nível de satisfação e elevar os índices de fidelização.

Se uma companhia não tiver um olhar atento em facilitar a vida do público-alvo, terá muitas dificuldades para se manter competitiva e ser capaz de bater metas e de aumentar os lucros. Por isso, é essencial adotar uma plataforma digital que possibilite identificar os produtos e as ofertas com facilidade.

Ninguém gosta de ficar muito tempo para localizar um item e o respectivo preço. Ao enfrentar dificuldades para utilizar uma loja virtual, é normal que haja um interesse por outro e-commerce. Por isso, o foco na experiência da empresa consumidora deve sempre ser levada em consideração.

3. Maior previsibilidade de preços

O uso de plataformas digitais favorece prever os preços das mercadorias, principalmente, as que são adquiridas com mais frequência. Isso faz com que a área de compras tenha um planejamento de gastos mais preciso ao longo do ano, aspecto que ajuda a organizar melhor o orçamento e a controlar os gastos.

É muito ruim quando a equipe de compras vai a uma loja física e percebe que os preços tiveram um crescimento acima das expectativas. Essa situação se torna uma lembrança do passado ao optar por uma plataforma digital ao fazer uma compra B2B.

4. Redução de custos para o consumidor

Em um cenário de elevada competição e de instabilidade econômica, é indispensável adotar uma política de preços que chame a atenção dos consumidores. Logicamente, isso deve estar aliado com produtos de ótima qualidade. Afinal, é preciso evitar que uma empresa fique conhecida por oferecer ao público-alvo mercadorias abaixo das expectativas.

O cliente não tem mais tolerância para conviver com um velho ditado popular: “o barato sai caro”. Para evitar esse problema, o empreendedor deve ser criterioso ao investir no processo de compra B2B. Se fizer uma boa escolha de fornecedores, o empresário tem mais condições de diminuir os custos para os consumidores e manter a sustentabilidade do negócio.

5. Maior comodidade

O conforto na hora de escolher os itens a serem adquiridos é uma das grandes vantagens das plataformas digitais. O comércio eletrônico proporciona a oportunidade de selecionar mercadorias com extrema facilidade e em curto prazo. Isso torna bem mais dinâmico o trabalho da equipe de compras.

Além disso, contribui para reduzir o estresse dos funcionários em busca de uma performance mais expressiva. Um dos motivos é que as condições de trabalho mais favoráveis ajudam a manter a calma e a tomar as decisões de maneira eficiente.

6. Melhor gestão interna das compras

À medida que o processo de compra B2B passa a ser feito de forma totalmente digital, mais fácil é o gerenciamento. Isso porque o controle das atividades se torna mais simples de ser executado. Dessa forma, há um melhor gerenciamento dos trabalhos de toda a equipe.

Ao contar com informações precisas sobre as atividades de cada funcionário, o gestor identifica mais facilmente os fatores que podem ser melhorados para todos alcançarem um melhor desempenho. A digitalização das compras também elimina, em muitos casos, etapas que tornam o processo mais burocrático, como a visita de representantes comerciais.

7. Funcionamento 24 horas da plataforma

Em uma loja física, há um grande trabalho para dispor os produtos de maneira visível para os clientes. Além disso, existe a limitação do horário de atendimento que, em algumas situações, prejudica o desempenho das vendas, porque limita consideravelmente o contato com os consumidores.

Esse problema é facilmente eliminado com a adesão de um e-commerce, que disponibiliza as mercadorias 24 horas por dia para o público-alvo. Sem dúvida, é um fator que colabora para apostar no mundo online. Por outro lado, isso exige um grande cuidado com a logística para evitar atrasos.

É um elemento que deve ser levado em consideração ao selecionar fornecedores, que devem contar com um bom estoque industrial para satisfazer a demanda e proporcionar mais segurança e disponibilidade de mercadorias para o seu negócio.

8. Redução de custos

Uma plataforma digital diminui consideravelmente as despesas de uma companhia, porque não será preciso investir pesado em revendedores nem em lojas físicas. Assim, uma empresa pode administrar melhor os custos e adotar uma política de preços mais competitiva.

É muito importante que haja um bom planejamento para a compra B2B seguir boas práticas e proporcionar um ambiente mais favorável para conquistar o público-alvo e atingir o crescimento sustentável.

Se está em busca de reduzir gastos com inteligência, vale a pena ficar informado sobre o que é um fornecedor integrador. Afinal, uma visão ampla do mercado é crucial para superar dificuldades!

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