O que é Compras 4.0 e quais são os principais impactos?

compras 4.0

O que é Compras 4.0 e quais são os principais impactos?

A transformação digital está alcançando diversos segmentos do mundo corporativo. Uma prova disso é o fortalecimento do conceito Compras 4.0, em que a tecnologia exerce um papel muito importante na tomada da decisão na hora de adquirir ou não um item.

Essa nova realidade está atrelada à rotina da Indústria 4.0, porque é um ambiente onde as novas tecnologias estão presentes de forma marcante. Afinal, as empresas precisam adotar ações inteligentes para manter a competitividade em um elevado patamar.

Neste post, vamos abordar como o novo formato de compras na indústria e o avanço tecnológico estão sendo vitais para tornar a aquisição de produtos mais eficiente. Confira!

O que é Compras 4.0?

Provavelmente, você tem conhecimento sobre a quarta revolução industrial, responsável pelo surgimento do conceito de Indústria 4.0. Com a transformação digital, o setor produtivo teve uma profunda mudança em diversos processos.

As alterações foram tão marcantes, que muitas atividades dependentes da ação humana passaram a ser feitas por máquinas. Esse fenômeno se consolidou em diversos setores (comunicação, logística, vendas etc.) e acabou impactando o segmento de compras.

Por isso, é viável afirmar que a definição de Compras 4.0 abrange uma profunda modificação nas etapas para avaliar se vale a pena ou não investir em determinada mercadoria. Em outras palavras, o método para adquirir bens ou serviços passou a ser pautado pelo uso estratégico da tecnologia.

Isso é possível a partir da utilização de novas ferramentas e softwares para aquisição de insumos e materiais para a companhia. Essa iniciativa proporciona uma série de benefícios, como o melhor gerenciamento de estoque, a expansão da produtividade e a diminuição de custos.

Quais tecnologias estão revolucionando o setor de compras?

Não basta investir no avanço tecnológico para conseguir resultados expressivos. É fundamental avaliar como os recursos disponíveis podem colaborar para oferecer à empresa um resultado acima das expectativas.

Também é indicado ter uma preocupação com a segurança de dados, pois um vazamento de informações pode causar prejuízos financeiros e de imagem. Uma corporação precisa estar atenta a esses fatores, caso esteja realmente determinada a atingir um crescimento sustentável.

Para você entender melhor o impacto das novas tecnologias nas Compras 4.0, vamos destacar recursos que estão contribuindo para as corporações adquirirem itens de forma estratégica. Acompanhe!

Big Data

Tem como finalidade analisar um grande volume de dados, independentemente de estarem estruturados ou não. Dessa forma, essa ferramenta viabiliza a obtenção de insights, o que é muito positivo para a tomada de decisão ser mais estratégica.

Inteligência Artificial

Apresenta como característica marcante a possibilidade de as máquinas aprenderem de forma constante. Assim, são capazes de executar várias ações de forma igual ou até melhor do que seres humanos.

Computação em Nuvem

Destaca-se por viabilizar o uso de recursos tecnológicos por meio da rede mundial de computadores, dispensando a necessidade de instalação de arquivos e sistemas em um dispositivo (desktop, smartphone, tablet etc.).

A praticidade no acesso aos dados ajuda na troca de ideias e na execução de ações para o conceito de Compras 4.0 ser colocado em prática de forma exemplar.

Impressão 3D

É também denominada de fabricação aditiva e possibilita criar objetos físicos por meio da deposição de itens em camadas, adotando um método digital.

IoT

É um dos segmentos que mais impactam as Compras 4.0, porque envolve a comunicação entre máquinas pela internet. Isso viabiliza o compartilhamento de dados e informações para a realização de tarefas.

Machine Learning

Envolve a capacidade de aprendizado de máquina para executar processos industriais. Essa ação é possível graças a soluções que processam um enorme volume de informações em tempo real.

Quais são os principais impactos?

O avanço tecnológico tem contribuído para uma série de mudanças na indústria e no processo de compras. Com a intenção de ajudar você a compreender isso melhor, vamos apresentar as modificações mais marcantes provocadas pela tecnologia. Veja!

Digitalização plena

A digitalização é uma realidade cada vez mais consolidada nas corporações e atrelada ao conceito de Compras 4.0. Ela se caracteriza por propiciar aos funcionários diversas vantagens, como flexibilidade, praticidade, rapidez e segurança.

Um exemplo simples vai contribuir para você visualizar isso com tranquilidade. Uma empresa optou por substituir os formulários impressos para fazer pedidos de compras por documentos digitais.

Nesse caso, a mudança agiliza o processo, pois torna o fluxo mais rápido e evita a impressão de documentos. Além disso, colabora para reduzir o número de erros e de fraudes, o que é crucial para uma corporação ser mais admirada pelo público-alvo.

Compras otimizadas

A transformação digital tem como uma das vantagens mais marcantes para os consumidores a expansão do suporte online. Uma consequência disso engloba a postura do setor de compras, que aproveita os canais digitais para interagir com os fornecedores de maneira mais ágil e prática.

Dessa forma, evita-se que um funcionário da empresa tenha que se reunir de forma presencial com os representantes de uma loja. Esse fator, sem dúvida, favorece finalizar o processo de compras com bastante praticidade e eficiência.

Diminuição das tarefas manuais

As Compras 4.0 e as ferramentas de gestão mais avançadas possibilitam reduzir as desgastantes e repetitivas tarefas manuais. Para você ter uma noção melhor disso, há diversos softwares que viabilizam a administração do controle de estoques, a movimentação interna dos materiais e o inventário.

Essa nova conjuntura tem ajudado os profissionais a planejar as aquisições de maneira mais estratégica. Também tem contribuído para reduzir custos e pedidos desnecessários, o que é fundamental para uma empresa atingir um desempenho notável.

Automatização

A Inteligência Artificial está cada vez mais inserida na rotina da Indústria 4.0 e isso é nítido no setor de compras. Para mostrar isso com clareza, vale a pena destacar a existência de equipamentos inteligentes (esteiras, empilhadeiras e prateleiras automáticas) que atuam de forma independente, sem a presença humana.

Esses recursos são capazes de armazenar diversas informações sobre os produtos por meio de adesivos com códigos de barras ou RFID. À medida que uma empresa conta com informações atualizadas e corretas, mais fácil se torna adotar o conceito de Compras 4.0 para adquirir novos itens de forma mais inteligente.

O conceito de Compras 4.0 fica claro quando observamos como ele se aplica, na prática, nos processos empresariais. O fato é que se trata de uma mobilização irreversível no mercado e a tendência é de que ajude cada vez mais no crescimento da empresa.

Se você deseja aplicar as melhores práticas de Indústria 4.0 na sua organização, não perca tempo e assine a nossa newsletter agora mesmo! O conhecimento é um diferencial competitivo cada vez mais importante!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!