Cabos de média e alta tensão: porque é importante usar emendas de qualidade?

cabos de média e alta tensão

Cabos de média e alta tensão: porque é importante usar emendas de qualidade?

A utilização de cabos de média e alta tensão requer um rigoroso controle sobre a forma em como são feitas as emendas entre eles. Por serem materiais que sofrem os efeitos de diferentes condições ambientais, é preciso que as emendas utilizadas tenham qualidade para garantir que não ocorram falhas que possam causar a interrupção de energia durante a sua vida útil.

Em razão disso, é preciso atenção ao escolher o modelo de emenda, pois ela deve ser de acordo com o tipo de cabo e seguir as recomendações das normas regulamentadoras vigentes. Afinal, ela deve garantir a segurança adequada e a qualidade na transmissão do fluxo de energia.

A seguir, mostramos como fazer essa escolha e quais detalhes é preciso observar, entre eles, o tipo de tecnologia oferecida, a reputação da marca e o que avaliar ao escolher um fornecedor de emendas. Continue a leitura para saber mais!

Entenda a importância da qualidade das emendas de cabos de média e alta tensão

Os cabos de média tensão são projetados para suportar energia entre 3,6 kV a 35 kV, enquanto os de alta tensão suportam de 36 kV a 150 kV. Eles têm características específicas com relação a sua composição, como a dimensão, o tipo de material utilizado para a condução de energia, o material de isolamento, a quantidade de camadas de proteção e o material utilizado como acabamento.

Todas essas camadas utilizadas são importantes para garantir, por exemplo, que não aconteça o superaquecimento dos cabos. Elas também impedem a interferência de fatores como campos elétricos e eletromagnéticos ou a ruptura causada pela exposição ao meio ambiente em que foi feita a instalação.

Afinal, o cabeamento pode ser instalado em vias aéreas, subterrâneas ou, até mesmo, debaixo da água. As emendas são necessárias para interligar um cabo a outro em situações na qual o tamanho original deles não é suficiente.

Elas também precisam oferecer condições de segurança e capacidade de isolamento, de acordo com o modelo do cabo em que serão utilizadas. Se esse cuidado não for tomado, podem acontecer falhas no abastecimento de energia causadas pela inadequação da emenda efetuada.

Saiba quais os critérios para buscar um fabricante de emenda confiável

A utilização de emendas em cabos de energia deve seguir um rigoroso controle de qualidade para evitar problemas que podem ocorrer nas instalações elétricas, conforme já mencionamos. Por isso, é preciso observar alguns critérios ao escolher o fornecedor desses materiais. Confira, a seguir, em que é preciso concentrar a atenção nesse momento.

Tecnologia utilizada

Existem no mercado diferentes tecnologias de emendas de cabos elétricos. Uma das mais seguras é a emenda 3M, que utiliza a tecnologia contrátil a frio. Esse modelo diminui o risco de falhas humanas durante a instalação, pois reduz a quantidade de etapas necessárias à instalação da emenda.

Outra característica dessa tecnologia é que ela dispensa a utilização de aquecimento, como a aplicação de chamas de maçarico ou sopradores térmicos industriais durante a instalação, o que contribui para evitar o risco de explosão. Portanto, oferece mais segurança tanto aos colaboradores durante a execução do serviço quanto à própria instalação elétrica e equipamentos conectados a ela.

A emenda oferece um excelente isolamento, pois conta com camada tripla de isolação. Na parte interna, há o controle sobre o campo elétrico do material condutor. Também, uma camada de isolamento em silicone especial e, por fim, a parte externa, produzida com material semicondutor.

Vale ressaltar que existem opções dessa tecnologia tanto para os cabos de média tensão quanto para os de alta tensão. A tecnologia contrátil a frio pode ser aplicada em diferentes ambientes, como em locais confinados, nos subterrâneos e em áreas externas, que sofrem ações climáticas e poluição.

Além disso, a reenergização do cabo pode ser feita logo que o procedimento de instalação da emenda for finalizado, o que contribui para reduzir o tempo de interrupção de energia.

Reputação do fabricante

Ao escolher emendas para os cabos de energia, é preciso levar em consideração a reputação do fabricante. Isso significa escolher empresas que tenham o compromisso de desenvolver produtos com alta qualidade e com a segurança necessária para o trabalho com energia elétrica.

Por isso, prefira produtos de empresas que se preocupam em seguir todos os padrões exigidos pelas normas regulamentadoras vigentes. Essa é uma maneira de garantir maior durabilidade à emenda e mais proteção aos colaboradores que farão o serviço de instalação ou manutenção na rede de energia.

Pacote de serviços e suporte técnico oferecido

Outro fator importante ao escolher uma empresa para o fornecimento de emendas é avaliar se ela oferece um pacote de serviços e qual o suporte técnico disponível. Essas características são importantes para garantir maior agilidade na instalação ou na manutenção de projetos relacionados ao consumo de energia e de itens de MRO (Manutenção, Reparo e Operação).

Existem empresas que trabalham no modelo de fornecedor integrador. Trata-se de uma forma de parceria em que há um acompanhamento sobre as necessidades reais de consumo da fábrica, e a disponibilização de itens de reposição necessários é feita de acordo com a demanda avaliada.

Conheça a Nortel

A Nortel é uma empresa distribuidora de suprimentos, que atende a diversas categorias de MRO. Entre elas, a de iluminação, condutores e materiais elétricos, em parceria com os principais fabricantes do mercado, como a 3M, que utiliza a tecnologia contrátil a frio em suas emendas e terminações.

A Nortel conta com filiais e centros de distribuição espalhados em 14 estados do Brasil. Dessa forma, oferece ampla cobertura logística, além de disponibilizar treinamentos e suporte técnico profissional sobre diferentes segmentos e itens de MRO.

É um fornecedor integrador, o que significa que ela propõe um serviço de atuação direta com o cliente. Dessa forma, ela oferece um modelo de parceria para que seus clientes não precisem se preocupar com a procura dos itens que necessitam, o que é essencial para uma eficiente gestão de MRO.

As emendas de cabos de média e alta tensão utilizadas nas instalações industriais devem ser de alta qualidade e produzidas com tecnologias modernas para garantir a eficiência na produção de energia e a segurança aos colaboradores. Por isso, é importante contar com empresas fornecedoras de suprimentos MRO como a Nortel, que além de trabalhar com produtos de qualidade, oferece suporte e treinamento aos profissionais.

Agora que você já sabe como é importante utilizar emendas de qualidade, entre em contato conosco e conheça os nossos produtos e serviços.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!