fbpx

As principais etapas de acabamento para superfícies metálicas

16/11/2020

As principais etapas de acabamento para superfícies metálicas

Para que o processo de polimento seja satisfatório, dominar algumas etapas é obrigatório.

Quando estamos falando da fabricação de metais, é fato que o processo de polimento é decisivo para assegurar qualidade estética e segurança operacional. Diversos são os fatores que influenciam o procedimento, por isso entender os fundamentos de cada etapa de acabamento é indispensável para potencializar os resultados.

Grosso modo, as quatro principais etapas de acabamento de superfícies metálicas são:

  • corte;
  • refino;
  • lustro;
  • acabamento.
  • Vale pontuar que por se tratar do manuseio de substâncias abrasivas, o entendimento sobre segurança do trabalho é necessário e o emprego dos produtos certos é vital.

    Aproveitando o envolvimento no tema, esse outro artigo aqui explica todas as diretrizes da segurança do trabalho.

    Agora, para conhecer, em detalhes, cada uma das etapas de acabamento, continue acompanhando este post. Preparamos um guia completo para te ajudar a aprimorar essa operação e oferecer o melhor serviço do mercado. Boa leitura!

    O que é polimento?

    O tratamento de polimento consiste em um processo de alisamento manual ou mecanizado da superfície de uma peça metálica, com o auxílio de tecidos (lã, espuma, feltro, dentre outros), pastas abrasivas ou micro-esferas, a fim de atingir um nível específico de rugosidade. Em outras palavras, é uma técnica utilizada para a obtenção de superfícies mais ou menos ásperas, conforme as demandas de acabamento requeridas por um determinado projeto.

    E quem trabalha com polimento sabe que ele não pode ser encarado como um procedimento único e sim como a união de duas operações complementares. Entenda suas características a seguir.

    Afinação

    A primeira operação é a de afinação, aquela que remove quantidades consideráveis do material, eliminando riscos profundos e outros defeitos na superfície metálica da peça. Ou seja, ela proporciona um alisamento preliminar.

    Polimento propriamente dito

    A segunda operação é a de polimento propriamente dita. Como o alisamento preliminar já foi realizado, esse procedimento visa apenas melhorar a aparência da peça. Somente o necessário de material para criar um aspecto final semibrilhante ou espelhado é eliminado. Aqui, o uso de discos de feltro para polimento é indicado.

    As duas operações são obtidas através da ação de partículas abrasivas, o que torna a qualidade do produto empregado um diferencial. Existem diversas opções de abrasivos com características e comportamentos distintos, desde os naturais até os sintéticos. Se você quiser saber mais sobre a importância desse cuidado, de usar o produto certo, recomendamos a leitura deste outro artigo aqui.

    Ademais, ambas etapas estão suscetíveis a variáveis técnicas e operacionais,seja pela escolha do equipamento, angulação da execução, composição do produto, pressão usada, e assim por diante.

    A escolha desses quesitos e da sequência de aplicações técnicas dependerá da experiência do operador e do equipamento à sua disposição. Por isso, para reforçar a conquista do resultado esperado, é fundamental conhecer também as principais etapas de acabamento

    Quais as principais etapas de acabamento?

    Entendido o que é polimento, vamos agora explorar as principais etapas de acabamento que são essenciais para assegurar um resultado de excelência.

    1) Corte

    A primeira das etapas de acabamento que merece atenção é a de corte. Ela é a responsável por corrigir os defeitos aparentes e profundos da peça, tais como arranhões e desgastes.

    Para isso, discos apropriados devem ser empregados e compostos específicos para polimento precisam ser aplicados. Uma indicação é utilizar massa de polir com boina de lã e politriz rotativa.

    A massa de polir oferece alto poder de corte, acabamento e lubrificação, eliminando possíveis riscos do processo de lixamento (etapa de pré-polimento).

    2) Refino

    A segunda etapa de acabamento é a de Refino. Ela é a responsável por lapidar a peça preparada pelo corte, ou seja, remover o aspecto bruto da peça eliminando qualquer marca ou micro-risco que possa ter sobrado. E ainda, garante um excelente acabamento.

    Seguindo a mesma lógica técnica da etapa anterior, usar o produto e o equipamento adequado é decisivo para a qualidade final da operação. Uma indicação é aplicar o polidor refino com boina sintética e politriz rotativa.

    3) Lustro

    A terceira etapa de acabamento é a de lustro. Esta é a etapa que assegura um remate impecável e brilhoso para a peça metálica.

    Compostos específicos para lustro devem ser usados para potencializar a eficiência do serviço e produtos apropriados precisam ser empregados para garantir a segurança do operador. Uma indicação é aplicar o polidor lustro com boina de espuma macia, mono ou dupla-face com politriz rotativa

    4) Acabamento

    Por fim, a última das etapas de acabamento que vamos explorar neste post é a de acabamento. A indicação aqui para repinturas é a aplicação manual do líquido super brilho com algodão ou pano de microfibra. Já para pinturas originais ou coradas, o uso de cera é ideal para proteger a pintura e conservar o polimento.

    Ao contrário do que se pode imaginar, o processo de polimento mecanizado não permite atingir os mesmos níveis de qualidade que o manual. Isso porque o operador é quem decide a pressão, maior ou menor, aplicada, de acordo com a necessidade de cada superfície trabalhada.

    Quais as vantagens de seguir essas etapas de acabamento?

    Como vimos até aqui, a execução competente de cada uma das etapas de acabamento é essencial para reforçar a qualidade da operação.

    Além disso, algumas vantagens especiais podem ser identificadas, tais como:

  • Diminui a possibilidade de aparecer rebarbas, devido a sobrecargas ou entrada de gases de escape;
  • Facilita o processo de extração da peça moldada da cavidade (polimento excessivo pode causar retenção da peça por formação de vácuo);
  • Aumenta a resistência ao desgaste pela remoção da rugosidade (aumenta o contato da superfície entre as peças e diminui a pressão efetiva);
  • Minimiza o risco de corrosões localizadas.
  • Qual a importância das etapas de acabamento?

    Devido ao uso cada vez mais abrangente do metal como matéria-prima (como aço inox, alumínio, latão ou cobre), nos mais variados setores da indústria, diversos tipos de acabamento são necessários para atender ao requisitos fundamentais de cada aplicação.

    Seja para recuperação de superfícies danificadas, renovação da aparência, adequação normativa, decoração personalizada, ajustamento arquitetônico, otimização da utilidade, e assim por diante.

    Justamente para atender a demandas específicas com excelência, conhecer, a fundo, as etapas de acabamento é tão necessário. Mais do que um caráter estético, o polimento das peças metálicas possuem uma importância funcional.

    Leia também – “Disco de polimento rapid polish: ideal até para os mais exigentes”

    Portanto, podemos concluir que dominar as principais etapas de acabamento é uma forma de garantir a qualidade final desse procedimento, melhorando não só a eficiência técnica e a usabilidade da peça, como também a satisfação do seu cliente (interno ou externo). Consequentemente, a sua reputação no mercado.

    Legal, né? Agora, deixamos o canal aberto pra você! Caso tenha qualquer dúvida, deixe-a aqui nos comentários pra gente. Um de nossos especialistas terá o prazer em te atender.

    Gostou? Compartilhe nas redes sociais!