fbpx

5G na automação industrial: quais serão os impactos dessa tecnologia?

5G na automação industrial
31/03/2021

5G na automação industrial: quais serão os impactos dessa tecnologia?

O que você sabe sobre o uso do 5G na automação industrial? Essa tecnologia tem promovido uma verdadeira revolução na manufatura. Prova disso é que, nos negócios em que ela já foi implementada, a linha de produção está se tornando mais eficiente e produtiva.

Aliás, diversos setores da economia já estão aproveitando suas vantagens, como transporte público, saúde e energia. É claro que a Indústria não ficaria de fora, não é mesmo?

A verdade é que a quinta geração de tecnologia móvel traz benefícios expressivos. Como gestor, é seu papel estar atento às novidades, conhecer seus impactos e preparar seu negócio para essa nova fase. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G, também chamada de quinta geração da telefonia móvel, é o que há de mais moderno no que se refere à troca de dados em redes para dispositivos móveis. Em resumo, ela traz melhorias significativas, especialmente no número e velocidade das conexões.

Além de downloads e uploads mais rápidos, percebe-se uma ampliação da cobertura de redes móveis. Com isso, ela permite que mais aparelhos acessem a internet ao mesmo tempo — tudo isso sem fios. Ainda tem dúvidas sobre o potencial desse recurso? Saiba que os especialistas no assunto apontam que o 5G é capaz de suportar, simultaneamente, mais de 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.

O que muda com a chegada do 5G?

A transformação digital nas indústrias é uma realidade e o 5G faz parte dessa evolução. Mas o que ele traz de novidade? Quais avanços e mudanças podemos esperar?

Em primeiro lugar, esse novo padrão garante melhorias quantitativas e qualitativas no modo como usamos diversos aparelhos que dependem da internet para operar. Observe, em números, como a melhoria é real:

  • velocidade de pico do 4G: 1000 Mbps;
  • velocidade de pico do 5G: 20 Gbps — 20 vezes maior que o 4G;
  • latência do 4G: 20 ms;
  • latência do 5G: 1 ms — 20 vezes menor que o 4G.

O que se percebe é que teremos conexões mais rápidas, além de uma transmissão de dados mais eficiente e com menos atrasos. Mas isso não é tudo! Ainda há alguns benefícios a serem destacados. Confira!

Popularização de serviços de telepresença

O 5G é uma tecnologia que vai muito além do que o 3G e o 4G ofereceram. Aliás, ele resolve antigos problemas de seus antecessores e promete facilitar a conexão de tudo e todos em qualquer lugar e a todo tempo.

Nesse sentido, o recurso deve simplificar a vida das pessoas e das empresas com a popularização dos serviços de telepresença. Ou seja, por meio dele, as chamadas de videoconferência farão parte do cotidiano de milhares de pessoas, ajudando-as a se conectar e a resolver inúmeras demandas.

Já pensou em fazer reuniões rápidas e objetivas com seus fornecedores de maneira virtual? Além de economizar tempo, isso ajuda a superar os desafios da aquisição de insumos e melhora o relacionamento com os parceiros industriais.

Mais estabilidade das conexões

Conexões mais estáveis: essa é mais uma importante mudança introduzida com a chegada do 5G. Afinal, dentro do universo empresarial ou mesmo em atividades cotidianas, as interrupções do acesso à internet geram grandes transtornos.

Com uma velocidade considerável, podemos esperar conexões realmente eficientes. Aparelhos, pessoas e recursos poderão trocar informações em menos tempo e com menos falhas.

Quais os impactos do 5G na automação industrial?

Agora que você já entendeu como o 5G revolucionou o mercado, precisamos aprofundar em sua aplicação dentro da indústria. Quais serão os impactos do 5G na automação industrial?

Não é difícil perceber como essa tecnologia pode gerar oportunidades. Aliás, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) já afirmou que a implementação do recurso é uma premissa para que a Indústria 4.0 avance em nosso país.

Sem dúvidas, ela é um elemento indispensável para que o setor industrial caminhe em direção a um cotidiano mais atrelado à automação digitalização. Confira!

Favorece a Internet das Coisas (IoT)

Empresas que adotarem o 5G poderão esperar um verdadeiro salto no que se refere à Internet das Coisas (IoT). Isso porque os equipamentos, ferramentas e até EPIs poderão ser equipados com links de comunicação ou chips que favorecem a comunicação e troca de informações.

Em síntese, todo objeto poderá se comunicar e isso, certamente, fará com que a indústria entre em uma nova era. As fábricas terão mais robôs e implementarão de vez a realidade virtual, a automatização e a inteligência artificial.

Percebeu que estamos falando de uma fábrica inteligente? A maior velocidade e a menor latência do 5G são capazes de fazer com que pessoas, equipamentos e softwares estejam mais conectados.

Aumenta a produtividade da indústria

Tanta conectividade eleva a produtividade da indústria e gera inúmeras oportunidades de negócios. Afinal, o fato de ter acesso rápido e facilitado aos dados permite que gestores e demais funcionários sejam mais ágeis na tomada de decisão e na execução de suas tarefas.

Melhora a gestão com a troca de dados em tempo real

A indústria tem processos complexos que exigem decisões rápidas e acertadas. O 5G entra nessa operação como um facilitador, já que favorece a comunicação e a troca de dados em tempo real. Na prática, o setor de compras, por exemplo, vai acompanhar de perto os níveis dos estoques e fazer novos pedidos aos fornecedores no momento certo — o que também gera economia.

Reduz a latência nos processos

Por fim, precisamos destacar que o 5G tem uma latência muito inferior ao 4G. Ou seja, o tempo de resposta de ferramentas e sistemas é bem menor. Esse benefício faz com que aparelhos acionados à distância sejam mais ágeis. Com isso, ferramentas e equipamentos se tornam mais eficientes, confiáveis e produtivos.

Como você percebeu, o uso do 5G na automação industrial é uma tendência. Com a chegada dessa tecnologia ao nosso mercado, não há tempo a perder. Afinal, a manufatura sempre aproveitou todo o potencial dos recursos à sua disposição para evoluir. Portanto, atente-se às oportunidades e se prepare para que sua empresa atinja um novo patamar de eficiência e produtividade.

Quer aprender mais sobre o assunto? Entenda o que é a automação industrial, conheça seus impactos e descubra por onde começar!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!