• 13 de novembro de 2020

Segurança com abrasivos: qual a importância de usar o produto certo?

Entenda como a escolha dos produtos interfere na qualidade final das operações.

Quem está por dentro do conjunto de normas de segurança do trabalho sabe que, além de manter os regulamentos em operação de maneira adequada, é indispensável entender a importância de usar o produto certo em cada etapa do processo produtivo.

Seja qual for o segmento do negócio, esse conhecimento é um diferencial estratégico. Trazendo a lógica para o mercado de fabricação de metais, que já exige por natureza bastante atenção e cautela, empregar as ferramentas mais indicadas deve ser uma regra!

Neste post, vamos abordar a importância de usar o produto certo em atividades abrasivas por meios dos seguintes tópicos:

  • os principais etapas do processo de fabricação de metais;
  • a importância de usar o produto certo para cada etapa do processo;
  • as principais dicas de segurança para o segmento.
  • Se você quiser saber mais sobre as normas regulamentadoras da segurança do trabalho, recomendamos a leitura deste outro artigo aqui.

    Para entender melhor sobre a importância de usar o produto certo, continue acompanhando. Todas as informações que você precisa para preservar a sua segurança no ambiente de trabalho e assegurar a eficiência das operações abrasivas da sua empresa estão detalhadas aqui. Boa leitura!

    As principais etapas do processo de fabricação de metais

    Desde que foi descoberta, na última fase do período Neolítico da pré-história, a fundição de metais tem importância singular para a humanidade.

    Da produção de utensílios, que facilitam a condução de operações domésticas, a produção de peças essenciais para o desenvolvimento econômico, o metal está presente em praticamente todos os lugares.

    Com o avanço da tecnologia, além das fundição, existem outros processos inteligentes de manuseio e modelagem dessa matéria-prima (como silício, alumínio, ferro, cobre), que ampliam ainda mais as suas possibilidades de atuação.

    O processo de trabalho com o metal consiste em algumas etapas essenciais, que vão do corte ao acabamento e, conforme for a necessidade, pode chegar até ao polimento. Confira a seguir, as particularidades de cada uma dessas etapas.

    Corte

    Independentemente do tamanho, espessura ou volume, todas as peças metálicas passam por um processo de corte até chegar ao seu formato final.

    Esse corte pode ser feito de diversas maneiras, uma das mais indicadas é por meio de máquinas angulares portáteis (elétricas ou pneumáticas), que empregam discos de corte específicos para aumentar a produtividade do operador e evitar desperdícios.

    Desbaste pesado

    Para remover rebarbas e soldas, operações de desbaste pesadas são feitas. O tipo de disco empregado conta com alto índice de precisão, eliminando a necessidade de esforços excessivos por parte do operador.

    A importância de usar o produto certo é reforçada porque isso garante acabamentos mais profissionais e assegura que a peça esteja sempre em
    condições de manuseio seguro.

    Remoção de materiais

    O processo de preparo da superfície é feito com discos de remoção inteligente de materiais, que executam a operação sem agredir o material da base. Existem duas aplicações essenciais:

    Discos Flap

    Os discos Flap são usados para remoção de cordões de solda e excesso de material. Eles são ideais para operações que exijam maior vida útil do produto.

    Discos de fibra

    Os discos de fibra são usados para remoção de excesso de material em superfícies planas e com contorno. Eles se adaptam facilmente aos cantos da peça, proporcionando maior rendimento.

    Preparação e acabamento

    A preparação da superfície é o processo que proporciona acabamento uniforme a peça, preparando-a para receber novas camadas de revestimento e/ou renovar o seu brilho.

    Além disso, o disco de preparação e acabamento remove marcas antigas de lixa, assegurando que a nova camada não fique marcada ou descasque. A importância de usar o produto certo também é provada nos detalhes.

    Rebarbação

    Outro processo importante é o de rebarbação. Os discos de remoção de rebarbas são versáteis, atendem a diferentes tipos de acabamento e podem ser usados sobre raios e cantos vivos.

    Eles removem rebarbas e bordas afiadas em aço inoxidável, aço carbono, alumínio, dentre outros.

    Limpeza e preparação de superfície

    A limpeza e preparação da superfície também são processos essenciais. O disco empregado realiza a remoção de impurezas, limpeza e polimento das peças, atuando sobre sujeiras, ferrugem e corrosão.

    Esse produto prepara a superfícies das peças para operações com solda e protege a sua vida útil.

    Acabamento

    Por fim, o último procedimento que vamos abordar neste post é o acabamento. Os discos de acabamento reduzem a rugosidade das superfícies trabalhadas, proporcionando um excelente nível de acabamento.

    Com o disco certo, é possível realizar a limpeza de contas de solda sem remover o material de base, extrair incrustações e oxidação, e ainda, dar um acabamento acetinado e duradouro. Em outras palavras, a importância de usar o produto certo vai muito além das funções essenciais

    A importância de usar o produto certo para cada etapa do processo

    O uso de abrasivos na indústria de metais é vasto, abrangendo a construção civil, naval, componentes automotivos, aparatos domésticos, utensílios elétricos de MRO (Manutenção, Reparo e Operações), fabricação de ferramentas, e assim por diante.

    Como vimos, existem oito processos fundamentais para o manuseio dessa matéria-prima nos mais diversos usos, e para cada uma das etapas há uma indicação apropriada de produtos.

    A escolha desses aparatos influencia diretamente a qualidade das operações; isso porque cada um deles foi criado especialmente para tender a uma demanda técnica do processo. Assegurando desta forma, não apenas a eficiência do procedimento como também a segurança do usuário.

    As reais particularidades de cada processo são levadas em consideração, por isso esses produtos também garantem alto desempenho e resultados impecáveis, sem danificar as peças manuseadas e permitindo uma gestão inteligente de gastos.

    Além disso, do corte ao desbaste de ferrugem, solda, revestimento, remoção de tintas, acabamento de superfície e polimento, a vida útil da peça é preservada, reforçando a importância de usar o produto certo.

    Vale pontuar que uma escolha falha ou o mau uso pode causar riscos ocupacionais, principalmente físicos, por isso medidas de prevenção,treinamentos e aplicações recomendadas são indispensáveis.

    As principais dicas de segurança para o segmento

    A importância de usar o produto certo é enaltecida também porque reforça a segurança do usuário.

    Para otimizar ainda mais esse cuidado fundamental, separamos algumas dicas especiais. Confira!

  • não use discos de corte para desbastar;
  • não utilize a lateral do disco de corte (risco de rompimento da tela de reforço);
  • manuseie os discos com o devido cuidado (evitando batê-los contra a peça-obra ou contra o chão);
  • siga sempre as orientações do fabricante (não exceder a rotação marcada no rótulo do produto);
  • use sempre EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) apropriados;
  • não altere as características da máquina para realizar manutenções (como rotação do motor, flanges de montagem e ferramentas para troca de disco);
  • conte sempre com profissionais especializados para executar as manutenções do equipamento;
  • não utilize máquinas sem uma capa de proteção;
  • entenda a importância de usar o produto certo (escolha de acordo com a sua necessidade operacional);
  • siga os livros de instrução técnica à risca;
  • inspecione o disco antes de montá-lo (verificação preventiva e preditiva).
  • Dicas bônus:

    Operações de corte

    O disco deve ser posicionado a 90º em relação à peça-obra.

    Operações de desbaste

    O disco deve ser posicionado a 30º em relação à peça-obra.

    Operações de acabamento

    O disco deve ser posicionado a 15º em relação à peça-obra.

    Leia também: “As principais etapas de acabamento para superfícies metálicas”

    Portanto, é possível concluir que a importância de usar o produto certo nas atividades abrasivas é um conhecimento diferencial, que deveria ser uma regra em qualquer organização.

    Com o emprego dos discos apropriados, todas as operações ganham qualidade e os resultados são otimizados inevitavelmente. Mais do que seguir normas regulamentadoras, o uso adequado estende eficiência, segurança e inteligência ao processo produtivo.

    Aproveitando o envolvimento com o tema, se você ainda tiver alguma dúvida sobre a escolha ideal do produto ou qualquer outra questão técnica, entre em contato com um de nossos especialistas! Eles poderão te ajudarão a manter a equipe segura e o trabalho com um desempenho de excelência!

    Quer ficar por dentro das nossas novidades?

    Assine nossa newsletter