fbpx

Como fazer redução de custos e despesas de maneira eficiente?

Redução de custos e despesas
02/06/2021

Como fazer redução de custos e despesas de maneira eficiente?

A redução de custos e despesas é um dos temas mais discutidos por gestores e empresários. A prática é importante para toda empresa que deseja crescer e se destacar no mercado, mas também é um grande desafio para muitos negócios.

O que já era relevante tornou-se fundamental com a crise de Covid-19. Dados da FGV apontam que, em 2020, 43% das fábricas sofreram com suas consequências.

Mesmo com as dificuldades, há sempre como reverter a situação e extrair ensinamentos de tudo isso, não é mesmo? Foi pensando nisso que preparamos este post com dicas para quem precisa economizar de maneira inteligente. Acompanhe!

Qual é a importância da redução de custos e despesas?

A redução de custos deve ser vista como uma estratégia empresarial voltada para o melhor aproveitamento dos seus recursos. Portanto, não estamos falando de algo emergencial, mas de uma ação inteligente para ampliar a produtividade e o lucro da indústria.

Reduzir as despesas da empresa é uma abordagem positiva e, quando bem planejada, gera um cenário propício para o desenvolvimento sustentável do negócio. Afinal, produzir mais gastando menos é o primeiro passo para o sucesso.

Precisamos destacar que a ação traz importantes vantagens competitivas. A economia gerada permite que o preço do produto seja mais competitivo, o que favorece o aumento das vendas.

Assim sendo, de forma resumida, podemos apontar alguns benefícios de se investir nessa prática em seu dia a dia, como:

  • aumenta a rentabilidade empresarial;
  • ajuda a ampliar os lucros da organização;
  • é fundamental para atrair novos clientes;
  • é requisito para a conquista de uma indústria eficiente.

Como reduzir custos e despesas na indústria?

Diante da importância e das vantagens apresentadas, não é difícil entender o porquê de a redução de custos e despesas ser uma prioridade de muitas empresas. Aliás, gestores e empresários de diversos setores estão sempre atentos ao orçamento da empresa.

Porém, como já dissemos, essa não é uma meta tão simples de ser alcançada. Na verdade, é um desafio considerável, que requer planejamento e controle.

No entanto, existem algumas estratégias que ajudam a alcançar esse objetivo sem interferir na qualidade da linha de produção. Veja a seguir!

Automatize processos

A tecnologia é uma grande aliada da indústria, especialmente quando o assunto é redução de custos. Por isso, nossa primeira dica não poderia deixar de ser a automação de processos.

Atualmente, é possível contar com sistemas e equipamentos inteligentes, capazes de executar tarefas com mais rapidez e segurança que um funcionário. Essa redução da interferência humana nos processos é vantajosa, visto que elimina erros e desperdícios.

Faça treinamentos

Funcionários bem treinados são uma premissa para reduzir custos e desperdícios dentro da fábrica. Afinal, isso reduz os índices de acidentes e quebras de equipamentos por erros no manuseio, por exemplo.

Sendo assim, é interessante melhorar o nível de conhecimento dos seus colaboradores. Veja algumas estratégias eficientes para isso:

  • faça treinamentos a cada nova contratação;
  • ofereça cursos de reciclagem para funcionários mais antigos;
  • capacite os funcionários para lidar com novas tecnologias e ferramentas;
  • ofereça treinamentos sobre segurança do trabalho.

Melhore a gestão de fornecedores

Os fornecedores podem gerar prejuízos ao seu negócio. Isso mesmo! A falta de uma boa gestão desses parceiros pode fazer com que a indústria enfrente problemas ou gaste mais do que o necessário.

O ideal é pesquisar e fechar negócio com as empresas que oferecem o melhor custo x benefício. O setor de compras deve ter uma lista atualizada dos fornecedores e dos preços praticados, a fim de realizar negociações mais vantajosas.

Mapeie processos internos

Não há como reduzir despesas sem conhecer bem o seu negócio. Portanto, uma de suas providências deve ser a realização de um mapeamento completo dos processos internos.

Essa ação o ajudará a ter uma visão mais estratégica de todos os fatores que podem elevar os custos da fábrica. Desse modo, fica mais fácil traçar estratégias e alcançar os resultados desejados.

Crie metas

Trabalhar com metas é uma prática fundamental para se alcançar a máxima eficiência da indústria — ou seja, produzir mais gastando menos. Esse direcionamento ajuda a conduzir os trabalhos, identificar gargalos e corrigir os processos que geram gastos e desperdícios.

Diante disso, depois de conhecer bem suas demandas e limitações, selecione algumas metas relacionadas à redução de gastos e despesas. É importante dizer que elas devem ser desafiadoras, mas não impossíveis de serem atingidas.

A economia dentro da indústria jamais deve ser feita a qualquer custo. É preciso planejamento e análises aprofundadas. Caso contrário, existe uma chance real da produção ser afetada ou de o produto perder em qualidade.

Controle o estoque

O estoque é responsável por boa parte do orçamento da indústria. Além da matéria-prima, ele concentra materiais indiretos — indispensáveis para o funcionamento da produção, como recursos elétricos, EPIs e produtos de limpeza.

Por se tratar de capital imobilizado, é necessário que a indústria faça uma boa gestão de seus estoques. Isso inclui acompanhar as entradas e saídas dos itens, verificar a demanda real de produtos e equilibrar a reposição dos produtos.

Nesse sentido, é válido destacar o papel de um fornecedor integrador. Ele exerce o papel de um verdadeiro parceiro estratégico, ajudando a manter os gestores nos níveis ideais, o que reduz gastos e desperdícios.

Tenha um plano de manutenções

As manutenções podem ser consideradas procedimentos críticos para o funcionamento da fábrica. Ainda assim, em muitos casos, elas são negligenciadas e executadas de forma desprogramada e por profissionais sem qualificação e experiência.

Essas falhas contribuem para a maior depreciação das máquinas e equipamentos e ainda geram mais gastos, especialmente com a interrupção da produção. Por isso, caso ainda não tenha um plano de manutenções, é hora de tomar essa atitude.

Invista em um bom sistema de gestão industrial

Para finalizar, é aconselhável que a indústria seja conduzida com o auxílio de um bom sistema de gestão. Como já dissemos, a tecnologia pode simplificar seu dia a dia e é uma importante aliada na redução de despesas.

Para encontrar a ferramenta ideal, é necessário conhecer suas necessidades e encontrar um fornecedor especializado. Pesquise, compare e dê preferência para softwares que permitam a integração dos setores, tenham um módulo de gestão de estoque e forneçam bons relatórios.

A redução de custos e despesas é um desafio que toda empresa precisa encarar, até mesmo as que estão com suas finanças equilibradas. Afinal, a otimização dos recursos e a consequente economia são premissas para a melhoria da lucratividade da indústria, proporcionando diversos benefícios diretos e indiretos. Portanto, não perca mais tempo e coloque em prática tudo o que aprendeu!

Quer aprender um pouco mais? Baixe o nosso e-book “Compras 4.0: um guia para o futuro da gestão de compras na indústria” e veja como o setor pode contribuir para a eficiência de sua empresa!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!