fbpx

Como incentivar a prevenção de acidentes elétricos nas indústrias? Entenda!

Prevenção de acidentes elétricos
24/03/2021

Como incentivar a prevenção de acidentes elétricos nas indústrias? Entenda!

O setor industrial tem como uma das metas mais importantes elevar o nível de produtividade. Para isso, é necessário capacitar os colaboradores, investir em tecnologia de maneira estratégica e adotar iniciativas que contribuam para a prevenção de acidentes elétricos.

O bem-estar dos funcionários é essencial para manter a produção em um excelente patamar. À medida que uma empresa se mostra mais segura, maiores são as possibilidades de criar uma imagem positiva para os stakeholders, fator que ajuda bastante a elevar as vendas.

Neste post, vamos apresentar diversos aspectos ligados aos cuidados para evitar acidentes elétricos no segmento industrial. Confira!

Quais as causas mais comuns de acidentes elétricos?

A falta de conhecimento sobre os principais fatores responsáveis por acidentes de ordem elétrica é um dos itens que deve ser combatido ao máximo em uma indústria. Se os funcionários são devidamente orientados sobre os procedimentos de segurança, menores serão os riscos.

Também vale ressaltar que a intensidade de um choque é influenciada por uma série de elementos, como a roupa utilizada pelo colaborador, a tensão da rede e a maneira que o empregado teve contato com a fonte de eletricidade (direta ou indireta).

Com o objetivo de ajudar você a compreender melhor a necessidade de valorizar a prevenção de acidentes elétricos, vamos apontar algumas causas que podem colocar em risco o bem-estar dos funcionários. Acompanhe!

Manutenção inadequada

Se uma instalação elétrica não está sendo devidamente conservada, maiores são as probabilidades de acidentes. É preciso ter muito cuidado com o estado de componentes, como interruptores e tomadas, que devem ser substituídos periodicamente.

É muito importante que uma empresa tenha como objetivo realizar uma revisão periódica das instalações elétricas. Dessa forma, deve adotar boas práticas para dar mais segurança à equipe e minimizar os riscos de interrupções não planejadas na fábrica.

Avaliação equivocada sobre o potencial de circuitos elétricos

Os circuitos devem funcionar de acordo com uma potência previamente estabelecida. Além disso, têm capacidade limitada para contemplar um conjunto de equipamentos. Se esses fatores não forem observados com atenção, há um risco enorme de haver acidentes elétricos, o que é muito ruim para qualquer empresa.

Utilização incorreta dos materiais

Para evitar problemas com a segurança dos empregados, é melhor optar por materiais que estejam nas normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Dessa maneira, terá mais garantias de que está oferecendo as condições adequadas para os colaboradores exercerem as atividades com segurança.

Também é recomendado que os funcionários sejam devidamente orientados para evitar o uso incorreto dos equipamentos de segurança. A má utilização desses recursos impede o sucesso de ações voltadas à prevenção de acidentes elétricos.

Ausência de DR

Uma indústria deve contar com o DR, que consiste em um recurso responsável por identificar correntes de fuga. Esse dispositivo é capaz de desligar o circuito quando há risco de choque elétrico. Assim, protege as pessoas e evita acidentes que podem prejudicar bastante a produtividade.

Umidade do ambiente

O excesso de umidade é um fator que deve ser controlado pela indústria, porque pode aumentar as chances de haver incidentes relacionados com choques elétricos. Esse cuidado é imprescindível para dar mais tranquilidade à equipe no ambiente de trabalho.

Como incentivar a prevenção de acidentes?

A melhor alternativa para evitar acidentes elétricos é adotar ações preventivas. Pensando nisso, vamos detalhar iniciativas que uma indústria pode efetivar para proporcionar mais segurança aos colaboradores. Veja!

Conscientização

O bom senso é o melhor caminho para a prevenção de acidentes elétricos e isso deve ser mostrado para os funcionários. Em outras palavras, é preciso apostar na educação constante dos trabalhadores, para que eles adotem boas práticas de segurança. Não adianta investir pesado em equipamentos, caso não haja uma cultura voltada ao bem-estar de todos em uma indústria.

Projeto elétrico de alto nível

É crucial contar com funcionários conscientes sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Por outro lado, a segurança do trabalho deve estar acompanhada no setor industrial de uma atividade muito importante: a execução de um projeto elétrico dentro das melhores práticas.

Essa iniciativa é um grande passo para minimizar os riscos de incidentes em uma companhia. Afinal, vai contribuir para que haja condições adequadas para os funcionários executarem os serviços.

Foco no uso de EPIs

Por mais que uma empresa busque conscientizar a equipe e investir em infraestrutura para minimizar riscos, é necessário que haja uma fiscalização constante sobre a utilização dos EPIs. O empregado deve estar ciente que esses recursos precisam fazer parte do dia a dia no ambiente de trabalho.

A indústria deve também priorizar a obrigatoriedade dos equipamentos de proteção individual. É uma prática que mostra a preocupação com a qualidade de vida de todos, o que colabora para aumentar o engajamento.

Valorização da CIPA

Uma boa ação para reforçar a prevenção de acidentes elétricos abrange o respeito ao trabalho da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Ela deve ser atuante e contribuir para que gestores e empregados estejam juntos na adoção de medidas de segurança, como a melhoria da iluminação industrial.

Quais equipamentos devem ser utilizados para isso?

Há uma série de dispositivos essenciais para a prevenção de acidentes elétricos, sendo que os mais utilizados são:

  • capacete de segurança classe B;
  • botina de segurança;
  • capacete de segurança;
  • cinto de segurança;
  • luva de proteção tipo condutiva;
  • luva isolante de borracha;
  • protetor facial contra arco elétrico.

Também é necessário investir em vestimentas especiais, como as camisas e calças que podem agir contra agentes térmicos. Uma indústria deve apostar nesses EPIs para reduzir o risco de incidentes.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

Contar com um parceiro que oferece soluções de segurança de ponta é um grande passo para tornar o ambiente de trabalho mais produtivo e agradável para os colaboradores. Com esse objetivo, a Nortel se diferencia da concorrência por ter um catálogo de produtos e serviços voltados para o conforto e a boa performance dos empregados no setor industrial.

Com capacidade de atender em todo o território nacional, a empresa se destaca pela pontualidade e eficiência na oferta de recursos que contemplam empresas de diversos segmentos e portes. Assim, a Nortel contribui para a prevenção de acidentes elétricos atingir excelentes resultados.

Se está em busca de mais segurança para a sua equipe, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a conquistar mais respeito e credibilidade!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!