fbpx

Você conhece as principais regras para a manutenção elétrica industrial?

manutenção elétrica industrial
24/02/2021

Você conhece as principais regras para a manutenção elétrica industrial?

A manutenção elétrica industrial é um procedimento indispensável para o correto funcionamento do negócio. Ela ajuda a prevenir danos, evitar acidentes e corrigir uma série de problemas que poderiam paralisar a produção.

Mesmo entendendo sua relevância, muitos gestores não sabem como executá-la de maneira eficiente. Se esse é o seu caso, este post ajudará bastante!

A seguir, falaremos sobre as principais regras para manutenção elétrica dentro da indústria. Quer aprender? Confira!

Manutenção preventiva x corretiva: entenda a diferença

Antes de falarmos sobre a manutenção elétrica, é interessante apresentarmos as diferenças entre dois conceitos essenciais para o entendimento deste post: a manutenção preventiva e a manutenção corretiva. Você sabe quais são as diferenças existentes entre elas?

Apesar de bem simples, nunca é demais reforçar as ideias por trás desses dois procedimentos, que são comuns no cotidiano da maioria das empresas. Assim sendo, a diferença básica entre elas está no objetivo de cada uma.

Enquanto a preventiva é realizada antes de o problema aparecer, a corretiva entra em ação quando alguma falha já está impedindo o funcionamento de uma máquina ou equipamento.

Em outras palavras, o objetivo da manutenção preventiva é evitar a ocorrência de erros e falhas que prejudicam a produção. Já a manutenção corretiva tem como finalidade realizar os reparos necessários para que a fábrica volte a operar.

Conheça as principais regras de manutenção elétrica industrial

Como dissemos, a manutenção elétrica industrial é a base para que os painéis, as máquinas e os equipamentos industriais funcionem corretamente. Mas, muito mais do que a preservação das instalações elétricas dentro da indústria, esse procedimento ajuda a gerar benefícios importantes para a empresa e seus colaboradores, especialmente, no que se refere à segurança no trabalho.

Conheça, a seguir, as principais regras a serem aplicadas durante suas manutenções!

Contratar um profissional qualificado

Por se tratar de um procedimento técnico, complexo e capaz de afetar o funcionamento e a segurança da indústria, é essencial que a manutenção elétrica seja feita por profissionais qualificados.

Engenheiros e técnicos eletricistas são os mais indicados para a tarefa, pois têm conhecimento e experiência suficiente para lidar os desafios que podem surgir. Além disso, eles dominam a normas e regulamentos sobre o tema.

Conhecer o dimensionamento da rede

Outro cuidado essencial para o sucesso de uma manutenção elétrica é conhecer o dimensionamento da rede. Mais uma vez, o trabalho de um profissional qualificado se torna vital, tornando essa identificação muito mais rápida e segura.

Vale lembrar que instalações elétricas mal feitas são uma das principais causas de incêndios. Para evitar esse tipo de sinistro, é preciso ter um projeto elétrico industrial detalhado, com informações sobre dimensionamento da rede, quadro de distribuição e cálculo da carga.

Utilizar dispositivos de proteção

O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é obrigatório durante os procedimentos de manutenção elétrica. Isso porque há um risco real de que descargas elétricas inesperadas atinjam os profissionais responsáveis.

Nesse sentido, é interessante contar com um bom fornecedor de itens de MRO. Por atuar nesse segmento, a empresa ajudará a escolher os equipamentos necessários e garantir que estejam sempre disponíveis no estoque.

Inspecionar o estado de fiações, isolação e outros componentes

Durante os procedimentos de manutenção elétrica industrial, os profissionais deverão fazer uma inspeção cuidadosa de fiações, disjuntores, isolação e demais componentes elétricos.

Esse cuidado é uma forma de prevenir acidentes e identificar o que precisa ser substituído. Vale destacar que, no que se refere à eletricidade, o ideal é sempre agir de forma antecipada. Afinal, ninguém deseja enfrentar incêndios e curtos-circuitos, não é mesmo?

Dividir a estrutura entre quadros e componentes

O quadro de distribuição é fundamental para a segurança do circuito elétrico da indústria. Sendo assim, é preciso dividir a instalação elétrica em vários circuitos, sendo que cada um deve ser montado para que possa ser seccionado sem riscos.

Com uma infraestrutura elétrica complexa e robusta, essa medida se torna essencial para a indústria. Por esse motivo, é uma regra que jamais deve ser ignorada.

Verificar as condições de funcionamento

Por fim, toda manutenção industrial deve verificar com cuidado as condições de funcionamento dos circuitos e equipamentos. Trata-se de mais uma medida que visa prevenir acidentes e transtornos. Além de garantir a segurança de todos que trabalham no ambiente, isso evita sobrecargas e a interrupção da linha de produção.

Saiba quais são as ferramentas necessárias para a realização desse procedimento

Como é possível perceber, a manutenção elétrica realizada dentro da indústria é um procedimento repleto de detalhes técnicos. Aliás, todas as regras sobre o assunto estão presentes na NBR 5410.

É importante que os gestores e os profissionais envolvidos conheçam essa norma e se esforcem para aplicar seus conceitos e orientações. Isso porque ela foi construída para garantir o pleno funcionamento dos sistemas.

Sabendo disso, ainda restam alguns desafios a superar, principalmente, a natureza das instalações. Nem sempre é fácil identificar e localizar alguns problemas, especialmente, com o passar dos anos e a incorporação de novos sistemas e circuitos elétricos.

Para facilitar o trabalho, diversas técnicas e recursos podem ser úteis. A ferramenta mais comum e essencial é conhecida como termografia. Ela se baseia no uso de imagens térmicas, ou seja, que permitem identificar pontos de aquecimento no sistema.

Na prática, fica muito mais fácil detectar possíveis problemas de forma antecipada. Dessa forma, a indústria sofre menos com quedas de energia inesperadas e ainda protege seus equipamentos e ferramentas.

É oportuno destacar que o uso de dados e o apoio de uma empresa especializada na área faz toda a diferença. A Nortel Suprimentos é líder no segmento de MRO e conta com uma equipe técnica capacitada para ajudar você a encontrar a melhor solução para o seu problema.

Além de oferecer um amplo catálogo de materiais essenciais para manutenções elétricas, como cabos de média e alta tensão, fios, interruptores e acessórios para manutenções em pequenos e grandes empreendimentos, também trabalhamos com uma linha completa de EPIs.

Lembre-se de que encontrar tudo o que precisa com um só fornecedor é uma comodidade que pode ajudar a poupar tempo e dinheiro. Tudo isso ficou mais fácil, agora que você conseguiu entender as regras para a realização da manutenção elétrica industrial, certo?

Esperamos que as informações apresentadas sejam úteis e contribuam para a melhoria desses processos em seu negócio. Aliás, se precisar de ajuda, não deixe de entrar em contato com nossa equipe. Estamos prontos para o seu atendimento!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!