fbpx

LEDVANCE atualiza e otimiza a iluminação das quadras de tênis e paddle em Madri

25/06/2020

LEDVANCE atualiza e otimiza a iluminação das quadras de tênis e paddle em Madri

O portfólio da LEDVANCE permitiu o desenvolvimento de um ambicioso projeto de renovação de uma das maiores instalações abertas de tênis e paddle da Europa.

– Ao total, foram instalados 540 projetores LEDVANCE FLOODLIGHT ASYMMETRICAL, o que aumentou em 48% a emissão de luz para os mais de 75.000 usuários.

– O projeto se traduz em uma economia de energia de 40% e uma significativa redução de emissões de CO2.

A Ciudad de la Raqueta, um centro esportivo em Madri, queria modernizar a infraestrutura de iluminação de suas instalações, por isso atualizou a iluminação das quadras de paddle e tênis com a nova tecnologia LED, por seu alto desempenho e eficiência energética.

Ao todo, o projeto incluiu a intervenção de 38 quadras esportivas: a quadra de paddle, 10 quadras de tênis cobertas, 9 quadras de tênis abertas, 8 quadras de paddle ao ar livre e 10 quadras de paddle cobertas. Ao total, 540 luminárias foram instaladas, que oferecem uma vida útil de até 50.000 horas e uma garantia do fabricante de até 5 anos.

Foi criada toda uma operação de engenharia de iluminação, com evidente necessidade de uma luz muito homogênea e sem ofuscamento que facilitasse uma execução esportiva ótima, confortável e segura. O projeto alcançou uma economia de energia de 40% com um período de retorno de 3 anos e meio.

“Conseguimos aumentar em 48% a produção de luz para nossos mais de 75 mil usuários”, explica Koki Martí, presidente do centro esportivo Ciudad de la Raqueta, que está muito satisfeito com o resultado e com o trabalho realizado. “O investimento que fizemos está sendo pago com a economia que estamos recebendo. Passamos vários meses selecionando uma empresa que fosse responsável pelo processo, e temos a certeza de que fizemos a escolha certa com a LEDVANCE”, afirma Martí.

Para atender a todas as necessidades das instalações a empresa optou pela instalação de projetores assimétricos LED de 150W, atendendo aos requisitos de brilho e uniformidade exigidos por norma para a iluminação em instalações esportivas, tanto para ambientes externos quanto internos, o que favorece a visão dos jogadores, árbitros e espectadores.

Foi realizado um estudo detalhado de iluminação para garantir o cumprimento da norma em cada tipo de quadra e para os níveis mínimos de iluminação, dependendo do uso de cada instalação.

O resultado e as vantagens deste produto são que ele oferece, entre outros, luz uniforme, sem brilho, com alta resistência a impactos, água e poeira. Além disso, é um produto robusto, de alto desempenho, fácil de instalar e que reduz consideravelmente os custos de energia e manutenção.

 

SOLUÇÃO PARA AS QUADRAS DE TÊNIS E PADDLE

 

No estádio de tênis de paddle, as lâmpadas de multivapores metálicos foram substituídas por 16 projetores assimétricos de 150W. O estudo de iluminação verificou o cumprimento de uma iluminação horizontal média (Em) de 657 lx, enquanto o regulamento exige uma iluminação mínima de 500 lx para as quadras de competições internacionais e nacionais ao ar livre.

A temperatura de cor dos projetores é de 5000K, com fluxo luminoso aproximado de 15.000 lm. Eles oferecem um desempenho muito alto para temperaturas ambientes que variam de -20º a + 50º C. Possuem uma resistência muito alta tanto contra água e poeira (IP65) quanto contra impactos, com uma classe de proteção IK08.

Por outro lado, para as 8 quadras de tênis de paddle abertas e de vidro, foram instalados em cada quadra 16 FLOODLIGHT ASYMMETRICAL de 200W (versão disponível sob encomenda). Os níveis médios de iluminação obtidos são de 520 lx na quadra, superiores a 300 lx necessários para competições regionais e treinamentos de alto nível.

Quanto às 10 quadras de tênis de paddle indoor, foram instalados 12 projetores por quadra, também do modelo FLOODLIGHT ASYMMETRICAL de 200W (versão disponível sob encomenda). O resultado foi de 568 lx em média na iluminação horizontal.

 

SOLUÇÃO PARA AS QUADRAS DE TÊNIS

Nas 10 quadras internas de barro, as luminárias foram substituídas por 20 projetores de 200W (versão disponível sob encomenda), por quadra. O nível médio de iluminação foi de 549 lx, atendendo ao requisito mínimo para o treinamento das quadras internas. Nas 9 quadras externas, foram instalados 16 projetores por quadra, com níveis de iluminação superiores a 480 lx, acima do nível mínimo de treinamento de 300 lx.

A aplicação da tecnologia LED na Ciudad de la Raqueta possibilitou uma infraestrutura de iluminação eficiente, tanto em termos de energia quanto de custos, resistente, durável e confortável, com produtos de iluminação LED fornecidos pela LEDVANCE, uma das líderes mundiais em iluminação geral para profissionais e consumidores finais.

Com um benefício notável, já que estas novas instalações esportivas verão uma considerável redução nas emissões de CO2, como uma contribuição para a sustentabilidade.

Quando se joga tênis e paddle tennis, brilho e iluminação são fundamentais para o bom desenvolvimento do jogo. Com o projeto instalado as novas luminárias garantiram um melhor conforto visual. Além de serem resistentes à água, poeira e impacto.

 

Assista o vídeo aqui:

SOBRE A LEDVANCE

Com subsidiárias em mais de 50 países e atividades comerciais em mais de 140 países, a LEDVANCE é uma das empresas líderes mundiais em iluminação geral para clientes profissionais e consumidores finais. Originada da divisão de iluminação geral da OSRAM, o portfólio da LEDVANCE inclui uma ampla gama de luminárias LED para uma variedade de aplicações, produtos de iluminação inteligente para residências e edifícios inteligentes, uma das mais completas linhas de lâmpadas LED, além de lâmpadas tradicionais.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!