• Ferramentas
  • 4 de agosto de 2021

Por que investir em automação remota? Confira as vantagens

A tecnologia tem auxiliado muitas indústrias no dia a dia. Prova disso, é que a automação industrial traz benefícios e melhorias na produtividade das empresas. Para entender melhor, primeiramente precisamos compreender os conceitos básicos da automação.

Basicamente a automação é formada por elementos de potência e controle. O primeiro faz com que as máquinas realizem operações, sendo formados por dispositivos eletromecânicos e drives, responsáveis pelo acionamento dos motores e cargas em máquinas e/ou processos industriais. Já o segundo, é responsável pelo processamento e controle da maquina/processo, onde conta com os Controladores Lógicos Programáveis (CLP) para a automatização.

Na verdade, o CLP interliga os componentes de campo de um máquina ou processo, reconhece as informações. Isto é, processa os sinais de entrada e atualizam as saídas constantemente de acordo com a lógica de programação aplicada de forma específica para a máquina ou processo no qual foi designado. Com isso, as fábricas tornam-se mais eficientes, confiáveis , flexíveis, trazendo outros benefícios como a redução de custos de manutenção, tornando suas instalações e manutenção mais simples. Dessa forma, vamos compreender melhor o tema lendo o post abaixo. Preparado?

O que é a automação com controle remoto e quais são suas características?

A automação remota consiste em dispositivos de controle ou aquisição de informação de campo (I/O remotas), normalmente instalados em painéis elétricos. Esses painéis são instalados de forma descentralizadas dentro das plantas industriais e se comunicam através de redes de comunicação industrial, onde a rede ethernet atualmente é adotada como padrão.

Desse modo, os sinais digitais e analógicos são recebidos pelos dispositivos remotos espalhados pela planta industrial, obtém tais sinais e são disponibilizados aos controladores. Com isso, um Controlador Lógico Programável (CLP) pode controlar inúmeras máquinas ou processos inteiros na indústria, ao mesmo tempo, por meio dos dispositivos de campo aplicados.

Nesse sentido, cada vez mais informações estão disponíveis e acessíveis, proporcionando melhores informações de seus processos industriais. Consequentemente, com o maior volume de dados, uma planta pode ser operada gerando mais produtos e lucratividade. Visto que, com dado digital coletado, os mais diversos tipos informações são disponibilizados através de um PC em um Sistema de Supervisão e Controle. Logo, permite a visualização e controle de diferentes CLP’s, além de outros benefícios e características de operação local (CCO – Centro de Controle e Operação), e também acesso remoto, via internet ou smartphone/tablet.

Como funciona a automação com controle remoto?

Sensores, atuadores e demais componentes são conectados ao módulo Input/Output analógicas ou digitais formando ilhas de aquisição de dados espalhados na planta de uma indústria. Essa ilhas são chamadas de I/O Remotas. As mesmas são conectadas à seus controladores (CLP) através de rede de comunicação industrial.

Desse modo, é feito uma troca de informações que permitem que os componentes sejam configurados, testados e diagnosticados. Além de promover a comunicação com seus respectivos controladores de uma máquina ou processo industrial.

I/O remoto

No sistema I/O remoto, todos os sinais e informações adquiridos (entradas e saídas digitais e analógicos) da planta industrial são disponibilizados, tratados e supervisionados à distância a partir de uma Sala de Controle (CCO). Com o Sistema de I/O remoto ocorre a descentralização do monitoramento e envio dos dados. Ainda, a boa distribuição do espaço de chão de fábrica gerando economia, por exemplo, em cabos.

Atualmente, os equipamentos de automação industrial dos mais diversos fabricantes, contribuem com a automação nos mais diversos segmentos e aplicações, de acordo com as necessidades e ambientes aplicados. Assim, suportam protocolos de rede de comunicação industrial variados, tais como PROFIBUS, MODBUS, PROFINET etc., e disponibilizam a maior variedade de módulos para as mais diversas aplicações. Dessa forma, os maiores fabricantes de equipamentos de automação industrial fornecem seu produtos com certificações e aprovações internacionais, garantindo qualidade e confiabilidade de seus equipamentos.

Quais são as vantagens da automação remota?

Na indústria, a automação remota traz diferentes vantagens como instalação simplificada e, com isso a diminuição das manutenções, além de possuir Sistema de Controle e Operação. Normalmente, o CCO possui um servidor que pode ser local ou em nuvem, onde todas as informações podem ser disponibilizadas, guardadas e acessadas de qualquer lugar. Logo, a visualização é compartilhada em telas e traz diversas vantagens. Confira!

Reduz tempo

O deslocamento de um profissional até o computador para saber o que está ocorrendo em caso de problema atrasa toda a operação. No entanto, com a automação remota, isso pode ser resolvido em questão de minutos, pois ele verifica o problema e faz os reparos necessários. Outra vantagem é que o Sistema pode ser acessado remotamente fora da planta industrial. Desse modo, as tarefas podem ser realizadas em casa sem precisar ir à fábrica.

Diminui custos

Nesse sistema é possível colocar colaboradores em home office. Consequentemente, minimizará custos com infraestrutura geral, uso de equipamentos na empresa, de água, luz, internet, transporte e alimentação.

Melhora os resultados

A contratação de automação remota tem planos flexíveis conforme a necessidade da indústria, ela pode ser personalizada segundo a quantidade de usuários. Também, há opções gratuitas, porém com limites na questão de suporte. Por conseguinte, pode não ser adequado para sua equipe.

Mantém a equipe no mesmo ritmo

Esse acesso remoto permite que os funcionários vejam o ritmo de trabalho. Dessa forma, organiza a necessidade das entregas e o que cada colaborador está fazendo. Isso evita erros e aproxima a equipe para que aumentem a produtividade e qualidade do trabalho.

Por que investir nesse processo?

Fazer um investimento na automação remota é relevante porque terá uma redução de gastos de instalação e operação, bem como, de fiação em até 80%. Inclusive, nesse sistema a implantação é fácil e rápida, o que gera ainda economia de espaço em 50% e favorece a parametrização, diagnóstico e monitoramento.

Como já dito, melhora a produtividade e o desempenho do negócio, já que minimiza o erro humano, economiza tempo e dinheiro. Como também, torna o gerenciamento de certificados mais fácil de administrar.

Quais são os produtos necessários para investir e aplicar a automação remota?

Geralmente, os equipamentos necessários para a automação remota industrial conta com sensores, CLP’s, IHM’s, Switches, software etc.

CLP

O CLP é um dispositivo digital que utiliza memória programável e que por meio das lógicas e instruções programadas e armazenada em sua memória, automatizam as atividades e processos. É como se fosse um computador para comandar e monitorar máquinas ou processos industriais. Tem confiabilidade e fácil manutenção.

IHM

Interface Homem Máquina (IHM) promove a comunicação entre pessoas e máquinas. Pois, com a aplicação em tela descomplica as informações para que o operador controle os equipamentos remotamente.

Switches

Os switches são os equipamentos responsáveis pela transmissão de dados entre os dispositivos de automação de chão de fábrica como os CLP’s, IHM’s, o Sistema de Supervisão e, muitas vezes, as conexões com a internet para acesso remoto.

Eles permitem a conexão na planta industrial localmente ou de forma remota. Logo, os switches tem a função principal de transmitir dados, mas também garantir a segurança, integridade e disponibilidade das informações, trazendo ganhos operacionais. Ainda assim, seu maior benefício é a capacidade, flexibilidade e escalabilidade.

Sensores

Já os sensores atuam na medição e controle dos processos e informações relevantes. Entretanto, há diferentes tipos para inúmeras aplicações. Por exemplo, os de pressão, temperatura, vazão, nível, indutivo, magnético, fotoelétrico, capacitivo e ultrassônico.

Software

Para realizar a aquisição de dados, supervisão de processos, armazenamento e geração de relatórios, os softwares de automação industrial promovem produtividade. Além disso, pode ser implementado um sistema de segurança com gerenciador de alarmes e historiadores. Sobretudo controla, avalia e rastreia a produção com eficiência.

Afinal, com a evolução tecnológica e a automação remota, permite-se que os equipamentos de campo e controladores trabalhem continuamente, com tempos de varreduras menores, arquiteturas robustas, gerenciamento e tráfego de informação. Além de disponibilidade de informações para IHMs, internet, geração de relatórios, gestão de ativos, altos níveis de segurança, entre outros.

Todos esses produtos você encontra na Nortel Suprimentos, sendo assim, aproveite para acessar o site da empresa e conferir cada um deles.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter