Um estúdio inteiro iluminado com LED

Um estúdio inteiro iluminado com LED

CBC2_LG_958x587px

Créditos: Philips

CBC/SRC, Toronto, Ontário, Canadá

“Já trabalhei com as soluções de iluminação com LED da Philips, e estou satisfeito com a consistência de cores dos LEDs”.
Brad Dickson, Diretor de Iluminação, CBC/SRC.

 

O projeto

A Canadian Broadcast Corporation (CBC) é uma das redes televisivas mais bem sucedidas no Canadá, e a sua divisão francesa – Société Radio-Canada (SRC) – é uma das poucas redes televisivas com transmissão em língua francesa. Os noticiários exclusivamente em francês não são a sua única característica exclusiva; esta estaçã,o sediada em Toronto, tem um dos poucos estúdios inteiramente iluminados com LED.

Brad Dickson, diretor de iluminação da CBC/SRC, foi confrontado com um desafio. Tinha de encontrar uma nova forma para iluminar todo o estúdio da SRC, incluindo os convidados participantes nas transmissões, mas não queria ter custos adicionais resultantes de potência extra ou de aquecimento. O sistema de iluminação existente era ineficiente, e apesar de iluminar de forma eficaz, o calor, o consumo de energia e a duração das lâmpadas eram um problema. Considerou outros produtos, incluindo lâmpadas fluorescentes, mas não eram uma boa solução, pois queria ajustar a iluminação às suas próprias especificações. Dickson considerou então a iluminação com LEDs da Philips como a solução ideal.

Com apoio total de Marc Chartrand, Director de Operações Técnicas da CBC, que era responsável pela renovação, Dickson começou a desenhar o conceito baseado em LED e decidiu fazer o que nenhum outro estúdio fizera antes. Criou um estúdio inteiramente iluminado com LED, da iluminação do fundo à dos entrevistados, utilizando as soluções com LEDs da Philips.

Um anel com cerca de 40 unidades do iW™ Blast 12 Powercore foi suspenso por cima da mesa para projetar luz de alta qualidade sobre os apresentadores e os convidados. Cada unidade tem controle de temperatura de cor entre 3000 e 6500K para permitir obter exatamente a “tonalidade” de luz branca pretendida. Para acrescentar cor, incorporou unidades do ColorBlast 12, e o efeito conjugado completou o cenário necessário para os diversos ambientes do estúdio. O tamanho compacto das unidades adapta-se às dimensões reduzidas do local. Em outros pontos, foram utilizados ColorBlast 12 para se obter cor saturada ao fundo do estúdio e no restante do cenário.

O resultado é um estúdio inteiramente iluminado por LED que proporciona um controle de cor preciso para os apresentadores no ar e cores dinâmicas para o cenário, sem necessidade de manutenção, potência ou aquecimento adicionais.