Schneider Electric fornecerá solução de smart grid na automação do sistema de self healing do SENDI 2014

Schneider Electric fornecerá solução de smart grid na automação do sistema de self healing do SENDI 2014

Com a solução Intelligent Loop Automation, companhia garantirá a alimentação energética do evento

Créditos: Schneider Electric

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia, garantirá a alimentação energética do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica – SENDI, com a tecnologia embarcada de self-healing conhecida como Intelligent Loop Automation. A feira, que acontece entre os dias 8 e 13 de novembro, em Santos, é o principal evento do setor de distribuição de energia do Brasil e traz inovações, atualização das normas regulatórias do segmento, além de palestras técnicas e tendências de mercado.

Para este projeto, a CPFL, em parceria com a Schneider Electric, instalou 7 religadores na rede com a tecnologia de self-healing Intelligent Loop Automation. Tecnologia esta que está pronta, disponível e embarcada nos religadores Schneider Electric, utilizando como fontes duas subestações da cidade de Santos, onde o evento acontece. Assim, no caso de alguma queda ou falha na rede elétrica de energia, os religadores irão detectar a falta, isolar a área afetada e recompor, automaticamente, o sistema de energia elétrica. O objetivo da companhia é garantir a continuidade do fornecimento de energia durante todo o evento, no caso de alguma falha na rede.

“Estamos alinhados com a tendência do smart grid e por isso, desenvolvemos tecnologias que permitem a atuação de uma rede elétrica mais segura e eficiente, como o uso da solução self healing, que garante que o sistema identifique uma possível falha, auto repare e garanta o restabelecimento do fornecimento de energia. Com redes de distribuição inteligentes e medidores digitais, podemos garantir uma rede de transmissão mais segura”, explica Renato Finoti, vice-presidente da Schneider Electric.

Os religadores instalados na rede elétrica têm comunicação ponto a ponto com os demais religadores, sem necessidade de um servidor central, ou seja, a inteligência do sistema é descentralizada, o que contribui para a autonomia dos equipamentos numa situação de emergência.

O conceito e aplicação de smart grid tem crescido no Brasil e traz grandes benefícios às concessionárias de energia e consumidores, como permitir que consertos na rede sejam realizados de maneira remota, devido a automatização do sistema. E a verificação diária do próprio consumo de energia.

A Schneider Electric tem soluções completas para tornar as redes de distribuição elétrica inteligentes, como tecnologias para proteção e controle do sistema elétrico e gerenciamento de supervisão da rede, como relés, medidores, rádios, controladores e soluções de ADMS.

Serviço – SENDI
Local: Mendes Convention Center
Endereço: Av. Gen. Francisco Glicério, 206, Santos (SP)
Data: de 8 a 13 de novembro