Schneider Electric apresenta soluções para controle e eficiência de processos na indústria de mineração durante a Exposibram 2014

Schneider Electric apresenta soluções para controle e eficiência de processos na indústria de mineração durante a Exposibram 2014

Tecnologias permitem reduzir em até 30% o consumo de energia por meio do monitoramento e automação industrial

Créditos: Schneider Electric

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia, apresenta soluções que melhoram os processos de gestão de energia e automação nas indústrias de mineração durante a quarta edição da Exposição Internacional de Mineração – Exposibram 2014. O evento acontece entre os dias 17 e 20 de novembro, em Belém/PA.

A exposição tem como foco mostrar a evolução tecnológica dos processos industriais e discutir maneiras de desenvolver o setor, preservando os recursos naturais. “A Schneider Electric tem um amplo portfólio de soluções que contribui para a eficiência do setor e que permite a redução do consumo de energia e o aumento da produção mineral”, afirma André Marino, Vice Presidente da Schneider Electric.

Com a aquisição da Invensys, concluída no início deste ano, o público poderá conferir no estande da companhia os sistemas SimSci, que otimizam os processos industriais, como o Controlador Preditivo Multivariável Connoisseur, software que aumenta a lucratividade do processo ao fornecer uma visão macro das estratégias de controle das operações e o simulador virtual DYNSIM que possibilita a reprodução da planta de processos, permitindo o treinamento de operadores de maneira mais segura e ágil.

Recentes lançamentos também serão apresentados na feira, como o Modicon M580, controlador programável de automação, que tem Ethernet padrão não-modificada embutida em seu núcleo e, a IHM Magelis GTU, que facilita o controle operacional da máquina e garante a independência de comunicação entre instrumentos de campo e supervisórios, devido a comunicação e transferência de dados em massa realizadas por meio de duas portas Ethernet GigaBit. Além destas tecnologias, o sistema integrado de controle de processos PlantStruxure PES, que tem completa transparência, flexibilidade e escalabilidade, também poderá ser conferido pelo público no estande da companhia.

Outra solução inteligente apresentada é o inversor de frequência Altivar Process. Comparado aos inversores convencionais, a tecnologia da Schneider Electric permite uma redução de pelo menos 8% dos custos com energia, uma vez que a habilidade instantânea em detectar desvios de eficiência e monitorar o consumo energético permite que o sistema faça ajustes de forma automática ao identificar incidentes, minimizando impactos em toda a operação. Esta solução também é capaz de reduzir o tempo de parada em até 20% devido à manutenção preditiva na rede.

A Schneider Electric também oferece ao mercado o EcoStruxure, um sistema de gestão integrado que alia informações de processos, produção e energia, permitindo tomadas de decisões inteligentes, o que proporciona uma ampla visão instantânea da eficiência do processo industrial. “A plataforma permite uma melhor gestão e controle da utilização de insumos nos processos produtivos como a energia elétrica, evitando desperdícios e alcançando uma economia de até 30% no consumo total”, completa André Marino.

A Exposibram é uma das mais importantes feiras do setor e uma importante oportunidade para a Schneider Electric apresentar suas tecnologias e expertise ao mercado de mineração.

Serviço – Exposibram 2014
Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Endereço: Avenida Doutor Freitas, S/N, Marco – Belém/PA
Data: de 17 a 20 de novembro de 2014